AMÉRICA

Com risco de rebaixamento, América amarga pior campanha no atual formato da Série B

Após quatro derrotas seguidas, o Coelho chegou à 15ª colocação da Série B e corre risco de rebaixamento

Compartilhe
google-news-logo

O América vive drama na Série B do Campeonato Brasileiro. Ao perder para o Cuiabá, nessa quarta-feira (23/7), por 3 a 1, na Arena Pantanal, o Coelho terminou a 18ª rodada com apenas 20 pontos, amargando a pior campanha no atual formato do torneio e correndo risco de rebaixamento à Terceira Divisão.

A partir de 2006, a Série B adotou formato similar ao da Primeira Divisão, com 20 clubes se enfrentando em turno e returno. Desde então, o América participou 10 vezes da competição e em nenhuma teve campanha tão ruim como em 2025.

Na segunda pior campanha no formato atual Série B, em 2019, o Coelho tinha 21 pontos na 18ª rodada – um a mais do que tem agora. Naquele campeonato, o alviverde teve grande reação com a chegada do técnico Felipe Conceição e passou muito perto de conquistar o acesso, terminando a temporada na quinta colocação, com um ponto a menos que o Atlético-GO, último do G4.

A arrancada de 2019 pode ser inspiração para o América não perder a esperança na temporada 2025, apesar dos resultados recentes não serem animadores. Com quatro derrotas consecutivas, o alviverde chegou à 15ª colocação da Segunda Divisão, com 20 pontos – apenas um a mais que a Ferroviária, primeiro time do Z4.

Briga contra o rebaixamento?

Neste momento, o Coelho está mais perto do rebaixamento à Série C do que do acesso à A. Segundo cálculos do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o América tem 31% de chance de queda e apenas 5% de subir para a Primeira Divisão.

A campanha aliverde é marcada por inconsistência. O time de Belo Horizonte é o que mais perdeu no torneio, junto com o Athletic – cada um dos mineiros perdeu 10 partidas. Mas o Coelho ganhou seis confrontos e é, ao lado da Chapecoense, a equipe que menos empatou – com apenas dois jogos de igualdade.

Para reagir, se distanciar da briga contra o rebaixamento e manter viva a chance de acesso, o América precisa de consistência. O primeiro passo é voltar a vencer em casa, feito que o técnico Enderson Moreira não conseguiu desde que assumiu o comando da equipe.

A chance já está na próxima rodada. O Coelho volta a jogar na Arena Independência, em Belo Horizonte no domingo (27), às 18h30, contra o Athletico-PR. O Furacão é o nono colocado, com 24 pontos.

Compartilhe
google-news-logo