AMÉRICA

América empata no fim com Athletico-PR, mas segue ameaçado no Z4

América empatou para o Athletico-PR por 2 a 2, neste domingo (27/7), no Independência, pela 19ª rodada da Série B

O América empatou com o Athletico-PR por 2 a 2, neste domingo (27/7), no Independência, pela 19ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro e segue colado na zona de rebaixamento, cada vez mais perto de entrar na degola. O Furacão saiu na frente com Viveros, ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, o Coelho empatou com Marlon, mas logo os visitantes ampliaram com Viveros, de novo. No apagar das luzes, Bigode marcou de pênalti.

Com o resultado, o América tem 21 pontos, em 15° lugar, a apenas um ponto de vantagem em relação a Ferroviária, o primeiro time do Z4. O Coelho encerrou a sequência de derrotas seguidas, mas segue com o jejum de vitórias no Horto – não vence desde o dia 7 de junho. Por sua vez, o Athletico-PR tem 25 pontos, na 10ª posição, a poucos pontos de distância para o G4. A Chapecoense, a quarta colocada, tem 30.

O primeiro tempo foi de um América bastante apagado e sem repertório de criação. Bem acionado, Miguelito não conseguiu conduzir bem as jogadas. O Furacão não foi brilhante e também deixou a desejar no desempenho, mas se esforçou para sair na frente e conseguiu marcar com Viveros.

Na segunda etapa, o jogo ganhou mais força ofensiva e mais emoção. Logo no início, as duas equipes chegaram com perigo, mas foi o Coelho que conseguiu o empate com Marlon. No entanto, o Athletico-PR foi inteligente e se aproveitou de falha na marcação para ampliar. No fim, Bigode conseguiu o ‘alívio’ ao empatar de pênalti.

Próximos jogos

O América volta a campo no sábado (2/8), às 18h30, para enfrentar o Botafogo-SP, no estádio Santa Cruz, pela 20ª rodada da Série B.

Já o Athletico-PR pega o São Paulo, na quinta-feira (31/7), às 19h30, no Morumbis, em jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Pela Série B, a equipe volta a campo no domingo (3/8), para enfrentar o Paysandu, às 18h30, na Ligga Arena.

O jogo

O primeiro tempo foi de poucas emoções. Com pouco repertório, as equipes demoraram a engatar chances de gol. O América ficou preso na defesa do adversário, e mal criou tentativas. O Athletico-PR foi quem conseguiu sair na frente.

O América não conseguiu criar jogadas perigosas e viu o Athletico-PR equilibrar a posse de bola. Até aos 20 minutos de jogo, o Coelho havia finalizado apenas uma vez, com Elizari, que arriscou de fora da área. Do outro lado, o Furacão chegou duas vezes com Felipinho e obrigou o goleiro Dalberson a trabalhar.

A partida seguiu bem travada, mas com o Coelho com mais dificuldade para avançar ofensivamente. Com Miguelito como opção pelo lado, o alviverde não acertou cruzamentos e viu o Athletico-PR se esforçar mais do outro lado. Mendoza cruzou da direita e encontrou Viveros dentro da área, sozinho, para cabecear e abrir o placar: 1 a 0.

Pressionado, o América tentou trabalhar a posse de bola, mas faltou precisão na conclusão das oportunidades. O atacante Héber pouco apareceu no ataque e o time foi para o vestiário com a desvantagem no placar.

Segundo tempo

O segundo tempo já começou mais movimentado. O Athletico-PR chegou a ampliar logo no início. Após escanteio cobrado por Zapelli, a defesa do América afastou. Mas a bola sobrou com Viveros, que bateu para o meio da área e Patrick completou. O gol, contudo, foi anulado pelo assistente, que marcou a saída de bola pela linha de fundo.

A resposta do América foi imediata. No lance seguinte, Marlon dominou sozinho pela esquerda, cortou para a perna direita e bateu colocado para empatar: 1 a 1.

Embalado, o Coelho teve grande chance na sequência. Miguelito cobrou escanteio fechado e viu a bola explodir na trave. Do outro lado, o Furacão não se acovardou pelas tentativas dos donos da casa e seguiu construindo jogadas ofensivas. O time visitante ampliou o placar.

Mendoza recebeu na área, ajeitou de cabeça e Zapelli tentou bater, mas foi travado pela zaga americana. A bola sobrou do outro lado, onde Viveros estava livre de marcação. Ele bateu forte e anotou o segundo dele na partida: 2 a 1.

O América tentou reagir, mas não teve força para controlar o jogo e se manter no campo de ataque. Além disso, enfrentou a defesa bem posicionada do Athletico-PR, que fechou espaços e soube administrar o resultado positivo fora de casa. O Coelho tentou emplacar com Figueiredo, que chegou a ‘tirar tinta da trave’, e com Willian Bigode, que viu a bola ir para fora.

Já no apagar das luzes, a chance de ouro do América. Bigode foi empurrado na área e o árbitro marcou pênalti. O próprio atacante partiu para a cobrança. Ele viu Santos defender, mas fez o gol no rebote: 2 a 2. E fim de jogo no Horto.

AMÉRICA 2 X 2 ATHLETICO-PR

América

Dalberson; Mariano, Júlio César, Lucão e Marlon; Miqueias, Guilherme (Titi Ortíz aos 24 do 2T), Elizari; Labandeira (Stênio, no intervalo), Miguelito (Figueiredo aos 32 do 2T) e Héber (Willian Bigode aos 24 do 2T). Técnico: Luis Fernando Flores (auxiliar-técnico)

Athletico-PR

Santos; Kauã Moraes (Benavídez aos 40 do 2T), Belezi, Aguirre e Léo; Felipinho (Riquelme aos 18 do 2T), Léo Derick (Arthur Dias aos 18 do 2T), Patrick e Zapelli (Isaac aos 32 do 2T); Mendoza e Kevin Viveros. Técnico: Odair Hellmann

  • Gols: Viveros aos 36 do 1T, Viveros aos 21 do 2T (Athletico-PR), Marlon aos 7 do 2T (América)
  • Cartões amarelos: Mariano, Luis Fernando Flores, Lucão (América), Riquelme (Athletico-PR)
  • Motivo: 19ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
  • Data: 27/07/2025
  • Horário: 18h30
  • Local: Independência, em Belo Horizonte
  • Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE) 
  • Assistentes: Renan Aguiar da Costa (CE) e Bruno Cesar Chaves Vieira (PE) 
  • VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)

Compartilhe
Sair da versão mobile