Na luta contra o rebaixamento à Terceira Divisão, Botafogo-SP e América duelam na noite deste sábado (2/8), às 18h30, no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Veja informações sobre onde assistir, escalações e arbitragem da partida pela 20ª rodada da Série B.
Esse duelo será entre o 16º colocado e o lanterna da Série B. O América soma 21 pontos, mesmo número do Volta Redonda, primeiro clube dentro da zona de rebaixamento. Já o Botafogo-SP é o último da competição, com 18 pontos, ou seja, pode colar no Coelho em caso de vitória – não ultrapassa porque tem duas vitórias a menos.
Os clubes estão sob pressão devido à posição e ao mau momento. O América empatou com o Athletico-PR por 2 a 2, na 19ª rodada, e encerrou uma série de cinco derrotas – o último triunfo foi diante do CRB, em 26 de junho. Já o Botafogo-SP não vence há cinco jogos, sendo dois empates e três derrotas – perdeu justamente as últimas três partidas.
Botafogo-SP x América: onde assistir ao vivo
O duelo entre Botafogo-SP e América, pela 20ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, será transmitido pelo Disney+ (pay-per-view).
Botafogo-SP x América: escalações
Botafogo-SP
O Botafogo-SP chega pressionado ao jogo diante do América pela última colocação na Série B e, principalmente, devido à goleada de 5 a 0 sofrida diante do Avaí, na segunda-feira (28/7). E Allan Aal terá dois desfalques no time titular: o meia-atacante Robinho – por lesão – e Gabriel Bispo – pelo terceiro cartão amarelo – são as ausências da Pantera.
Por outro lado, uma possível novidade do Botafogo-SP será a utilização de um experiente atacante de 39 anos. Léo Gamalho foi anunciado pela Pantera na terça-feira (29/7) e estará à disposição para estrear diante do América.
A ideia é que o centroavante ajude o pior ataque da Série B: foram marcados apenas 12 gols nas 19 primeira partidas. Porém, a inatividade pode ser um problema, já que a última partida do centroavante foi em 2 de março.
Desta forma, o Botafogo-SP deve enfrentar o América com Victor Souza; Jeferson, Ericson, Carlos Eduardo e Jean Victor; Matheus Barbosa, Marquinho (Alejo Dramisino ou Matheus Barbosa) e Leandro Maciel; Jefferson Nem, Ronie Carrillo (Léo Gamalho) e Jonathan Cafú.
América
A principal baixa do América é Cauan Barros. O volante, que cumpriu suspensão diante do Athetico-PR, já até se despediu dos companheiros no CT Lanna Drumond na quinta-feira (31/7) porque retornará ao Vasco da Gama. A peça importante do Coelho estava emprestada pelo clube carioca, que solicitou o retorno do jogador de 21 anos.
Desta forma, Enderson Moreira começará a montar o quebra-cabeça da escalação sem um dos destaques do América na temporada. Por outro lado, o técnico americano, que também volta de suspensão, poderá contar com Kauã Diniz, que havia sido expulso e ficou fora do empate por 2 a 2 com o Athletico-PR.
Já o departamento médico recebeu um novo integrante nessa semana: o lateral-esquerdo Marlon teve uma lesão ligamentar no joelho direito. A princípio, ele não passará por cirurgia, mas será desfalque do Coelho nas próximas partidas da Série B, dando oportunidades para o recém-chegado Dalbert, que estreou no último jogo.
Além de Marlon, o DM do América tem o zagueiro Ricardo Silva (lesão na coxa esquerda), o lateral-direito Samuel Alves (lesão na coxa direita), os meio-campistas Alê (lesão no joelho esquerdo), Felipe Amaral (lesão muscular na coxa esquerda), Yago Santos (pubalgia), e os atacantes Fabinho (lesão no joelho direito), Guilherme Pato (lesão no joelho esquerdo).
Os diversos desfalques no meio-campo, incluindo a saída de Cauan Barros, deixam dúvidas sobre a escalação. A tendência é que o time seja repetido em relação à última partida, com a possibilidade de Kauã Diniz ou Jhosefer na vaga do jovem Guilherme Nogueira, que estreou como profissional diante do Athletico-PR justamente como titular.
Desta forma, o América deve entrar em campo com Dalberson; Mariano, Júlio César, Lucão e Dalbert; Miqueias, Guilherme (Kauã Diniz ou Jhosefer), Elizari (Titi Ortíz); Labandeira (Stênio), Héber e Miguelito.
Botafogo-SP x América: personagens
“Assumo minha responsabilidade como treinador, mas acima de tudo, precisamos ter uma atitude diferente. Precisamos entender que a Série B é muito competitiva, exige um nível de concentração máximo. No futebol você necessita de competitividade, agressividade quando está sem a bola e, contra o Avaí, o time foi muito passivo”
Allan Aal, técnico do Botafogo-SP
“Com certeza nós vamos vir muito mais fortes no segundo turno. Nós vamos brigar ainda pela classificação, tenho certeza disso. Estão chegando uns jogadores aí, o grupo está se reforçando, o Figueiredo recuperou, entrou muito bem. Eu tenho certeza de que vai ser outro América no segundo turno, pode ter certeza. O torcedor pode ficar tranquilo e ter certeza de que nós estamos dando o máximo, nós, comissão técnica, jogadores. Direção, está todo mundo muito empenhado e, contra o Athletico-PR, saímos fortalecidos”
Enderson Moreira, técnico do América
Botafogo-SP x América: arbitragem
- Árbitro: Fabio Augusto Santos Sá Junior (SE)
- Assistentes: Daniel Vidal Pimentel (SE) e Rodrigo Guimarães Pereira (SE)
- VAR: Douglas Schwengber da Silva (RS)