AMÉRICA

Enderson aponta principal problema do América na Série B: ‘Tem sido a tônica’

América completou neste sábado (2/8) o sexto jogo consecutivo sem vitória na Série B do Campeonato Brasileiro

O América completou neste sábado (2/8) o sexto jogo consecutivo sem vitória na Série B do Campeonato Brasileiro ao perder para o Botafogo-SP por 2 a 1. Os times duelaram na Arena Santa Cruz NicNet, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, pela 20ª rodada. Na opinião do técnico Enderson Moreira, o principal problema do Coelho na competição é a falta de efetividade no ataque.

“Faltou competência para definir o jogo. Estávamos com um certo controle da partida, criando as oportunidades. Mesmo antes de tomarmos o gol, já havíamos criado algumas situações. Três escanteios, uma falta próxima, e a gente desperdiçou essas oportunidades (…). Tem sido a tônica do América criar situações e não conseguir transformá-las em gols. De repente, acabamos sofrendo esse revés”.

Os eventos da primeira metade do segundo tempo exemplificaram as observações de Enderson. Quando a partida estava empatada por 1 a 1, aos 13 minutos, Willian Bigode caiu na grande área ao ser derrubado por Jonathan Cafu. Depois de cinco minutos de análise no VAR, a arbitragem deu pênalti.

Era a chance para o Coelho virar o placar, mas Willian desperdiçou a cobrança, parando no goleiro Victor Souza. Praticamente no lance seguinte, aos 21 minutos, veio o balde de água fria. O Botafogo-SP teve uma penalidade máxima após a bola chutada por Alejo Dramisino bater na mão do zagueiro Lucão. Léo Gamalho, que já tinha feito o primeiro gol botafoguense de cabeça, não titubeou e deslocou Dalberson na batida: 2 a 1.

As estatísticas do confronto mostraram equilíbrio na posse de bola (51% a 49% para o Botafogo) e em número de finalizações (13 a 11 para o América). Contudo, no entendimento de Enderson Moreira, o Coelho criou lances mais claros para balançar a rede. O treinador voltou a citar as derrotas na Série B em que a equipe mineira teria sido superior aos algozes.

“Se pegar os jogos contra Cuiabá (3 a 1), Novorizontino (3 a 1) e Chapecoense (1 a 0), nós fomos melhores que os adversários. Como hoje também. Mas não aproveitamos as oportunidades. Infelizmente, os lances que acontecem contra acabam em gol. Aí sempre estamos correndo atrás. Foi assim contra o Athletico-PR (2 a 2). Dificilmente conseguimos sair na frente e ter um placar mais tranquilo”.

Enderson Moreira

Caminho para sair da crise

O revés de hoje foi o 11º do América na Série B. O time caiu para o 16º lugar, com 21 pontos, e corre o risco de entrar na zona de rebaixamento, pois Volta Redonda (17º, com 21) e Paysandu (19º, com 20) ainda vão jogar na rodada. Enderson indicou o caminho que o clube tem de seguir para ‘respirar’ na Segunda Divisão.

“Quando você começa a ter uma sequência negativa, é complicado sair. Precisamos urgentemente ganhar, como tentamos fazer hoje. Tivemos oportunidades para isso. Temos que ser efetivos e transformar as oportunidades criadas em gols”.

Campeão da Série B de 2017 pelo América, Enderson retornou ao clube no início de junho, em substituição a William Batista. Seus resultados até o momento estão aquém das expectativas da torcida: duas vitórias, dois empates e seis derrotas em 10 jogos.

Próximo jogo do América

O América volta a campo no próximo sábado (9/8), às 16h, contra o Remo, no Independência, pela 21ª rodada da Série B.

Compartilhe
Sair da versão mobile