Técnico que passou pelo América entre o meio de 2019 e o início de 2020, Felipe Conceição é uma das opções da direção alviverde para substituir Enderson Moreira, demitido nesse domingo (3/8) após sequência de resultados ruins na Série B do Campeonato Brasileiro.
O No Ataque apurou que o nome de Felipe é bem cotado internamente devido à boa passagem dele pelo Coelho entre 2019 e 2020. O técnico está livre no mercado – nesta segunda-feira (4/8), anunciou sua saída do Itabirito após oito jogos, quatro derrotas, quatro empates, nenhuma vitória e eliminação precoce da Série D como lanterna do Grupo G da competição.
Integrantes da cúpula alviverde se reuniram na noite desta segunda para tratar do tema, conforme soube a reportagem. A decisão final passa pela gestão da Sociedade Anônima Futebolística (SAF) do América, presidida por Dower Araújo.
Possível retorno de William Batista foi citado
Entre dirigentes do América, outra sugestão foi a volta de William Batista, prontamente descartada.
O técnico teve bom início de temporada pelo Coelho e levou a equipe à final do Campeonato Mineiro, mas foi demitido no início de junho após sequência de resultados ruins no início da Série B e a eliminação precoce para o Cascavel na primeira fase da Copa do Brasil.
Carreira de Felipe Conceição
Felipe Conceição chegou ao América em 2018 para ser auxiliar técnico. Antes, tinha tido curtas experiências como técnico profissional – comandou o São Gonçalo em 2012, o Gonçalense em 2016, o Botafogo e o Macaé em 2018. Ele também havia sido treinador do Sub-15 e do Sub-27 do Botafogo, onde também foi auxiliar entre 2016 e 2017.
Felipe assumiu o comando do time principal do América em julho de 2019, após a demissão de Maurício Barbieri. À época, a equipe era a lanterna da Série B depois de nove rodadas disputadas.
Sob as rédes do fluminense de Nova Friburgo, o Coelho cresceu exponencialmente, teve grandes atuações e brigou pelo acesso até a rodada final do campeonato. Bastava um empate na partida derradeira, contra o já rebaixado São Bento em pleno Independência lotado, para a conquista do retorno à elite – no entanto, o alviverde perdeu por 2 a 1 e terminou em quinto lugar.
No início de 2020, Felipe decidiu deixar o América e assinou com o Red Bull Bragantino, que acabara de ser campeão da Segunda Divisão. No Coelho, foram 16 vitórias, nove empates e cinco derrotas em 30 partidas.
Conceição era considerado um dos técnicos mais promissores de Brasil, mas não emplacou grandes trabalhos após deixar o América e acumulou passagens curtas e sem brilho por diversos times. Nos últimos cinco anos, ele passou por 11 equipes: Bragantino, Guarani, Cruzeiro, Remo, Chapecoense, Náutico, Santa Cruz, Uberlândia, Inter de Limeira e Itabirito.
Apesar disso, a lembrança do bom trabalho de Felipe anima dirigentes do América para um possível retorno, conforme apurou o No Ataque.
América na Série B
O América não vence há seis jogos – cinco derrotas e um empate – e ocupa a 16ª posição da Série B do Campeonato Brasileiro.
No total, em 20 rodadas, o Coelho tem seis vitórias, três empates e 11 derrotas, com 21 gols marcados e 28 sofridos.
Sob o comando de William, o alviverde teve quatro vitórias, um empate e quatro reveses nos primeiros 10 jogos da competição. Já com Enderson, foram dois triunfos, dois empates e 10 derrotas na compeição.