Em crise, ameaçado de rebaixameno para a Terceira Divisão Nacional e sem técnico, o América terá pedreira pela frente neste sábado (9/8), no Independência – com entradas gratuitas -, a partir das 16h: o Remo, que briga na parte de cima da tabela. O No Ataque indica, a seguir, onde assistir, escalações, arbitragem e outras informações do jogo pela 21ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
O Coelho vive seu pior momento do ano e está apenas uma posição acima da zona de rebaixamento: é o 16º colocado, com 21 pontos. A quantia é a mesma que três times do Z4 – Volta Redonda, Botafogo-SP e Paysandu -, mas o alviverde leva a melhor por ter mais vitórias (seis, contra cinco dos cariocas e dos paulistas e quatro dos paraenses.
Na última rodada, o América perdeu por 2 a 1 confronto direto com o Botafogo-SP no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, e chegou a seis partidas consecutivas sem vitória. A sequência ruim derrubou o técnico Enderson Moreira, demitido no último domingo (3/8). Sem novo nome definido, o Coelho enfrentará o Remo com o auxiliar Diogo Giacomini como técnico interino.
Já o Leão Azul é o sexto colocado, com 30 pontos – está só a três da quarta colocada, Chapecoense. Na última partida, entretanto, o time paraense teve tropeço inesperado: perdeu por 2 a 0 para a lanterna Ferroviária, que briga contra o rebaixamento, em pleno Mangueirão.
América x Remo: onde assistir ao vivo
O duelo entre América e Remo, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, será transmitido pela ESPN (TV fechada), pela RedeTV! (TV aberta), pelo Desimpedidos (Youtube) e pelo Disney+ (streaming).
América x Remo: escalações
América
O América terá um retorno para a partida contra o Remo: do goleiro Matheus Mendes. Emprestado pelo Atlético, o jogador de 26 anos ficou fora da partida contra o Botafogo-SP devido ao acidente de carro sofrido pela esposa dele, Jaqueline Freitas – o veículo capotou e teve perda total, mas ela teve apenas um corte no dedo do pé e dores no corpo.
Matheus foi titular absoluto durante a maior parte da temporada, mas virou reserva nos últimos jogos. Assim, quem deve iniciar a partida contra o Remo é Dalberson.
Por outro lado, o Coelho terá o desfalque do meio-campista titular Fernando Elizari, suspenso após ter tomado o terceiro cartão amarelo contra o Botafogo-SP.
Além dele, há seis jogadores lesionados que já haviam perdido o duelo diante do time paulista e seguem no DM: o lateral-esquerdo Dalbert, com lesão muscular na coxa esquerda; o lateral-direito Samuel (lesão na coxa direita), os meio-campistas Alê (lesão no joelho esquerdo), Felipe Amaral (lesão muscular na coxa esquerda) e Yago Santos (pubalgia); e os atacantes Fabinho (lesão no joelho direito) e Guilherme Pato (lesão no joelho esquerdo).
- Provável escalação do América: Matheus Mendes (Dalberson); Mariano, Ricardo Silva, Lucão e Paulinho; Kauã Diniz, Miqueias (Jhosefer) e Miguelito; Figueiredo, Willian Bigode e Stênio
Remo
O Remo enfrentará o América sem seu principal nome: o atacante Pedro Rocha, artilheiro da Série B com 10 gols, que foi expulso contra a Ferroviária e está suspenso. Seu substituto deve ser o uruguaio Nicolás Ferreira, recém-contratado por empréstimo junto ao Montevideo Wanderers. Com nome no Boletim Informativo Diário (BID), ele está apto para estrear, mas briga pelo posto com Janderson .
Outro que pode estrear é o também uruguaio Diego Hernandez. O atacante foi anunciado ainda em julho, mas estava submetido a trabalho de reequilíbrio muscular e condicionamento físico específico desde então.
O técnico português António Oliveira ainda contará com dois retornos: do meio-campista Régis, que cumpriu suspensão no último jogo, e do zagueiro Klaus, que estava fora havia quase um mês devido a contusão no rosto.
António deve promover mais duas mudanças em relação ao time que perdeu para a Ferroviária: o zagueiro Reynaldo deve entrar no lugar de Kayky, enquanto o meio-campista Caio Vinícius entra na vaga de Nathan Camargo.
- Provável escalação do Remo: Marcelo Rangel; Nathan Santos, Camutanga, Reynaldo e Sávio; Caio Vinícius, Cantillo e Pavani; Marrony, Nico Ferreira (Janderson) e Matheus Davó
América x Remo: personagens
“Recebi com muito orgulho e sou grato à direção pela confiança de mais uma vez dirigir a equipe num momento difícil. Geralmente o auxiliar da casa, quando assume, assume nesses momentos. Mas estou totalmente preparado para fazer um bom jogo contra o Remo e para conseguirmos uma reação na Série B. Foi uma semana, deste terça-feira, de muito trabalho, muita entrega, muito intensa. Estudamos bem a equipe do Remo, os jogadores estão imbuídos em buscar essa vitória, senti todos muito focados, concentrados e atentos à situação delicada, mas confiantes que podemos fazer um grande jogo”
Diogo Giacomini, técnico interino do América
“A gente leva de aprendizado que não existe time fraco na Série B, temos que respeitar todos os times. Sabemos que é perigoso quando o clube está assim (em crise, como o América). Eles vêm pro jogo do tudo ou nada. Temos que ter a cabeça fria e usar a melhor estratégia. Nosso objetivo é um só, não tem pra onde fugir. Acredito que a nossa postura tem que ser vencedora, como a gente vem trabalhando. Acertar e ser mais efetivo na frente”
Matheus Davó, atacante do Remo
América x Remo: arbitragem
- Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
- Auxiliares: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (BA) e Thiago Filemon Soares Pinto (RJ)
- VAR: Vinícius Furlan (SP)