O América oficializou, nesta terça-feira (12/8), a contratação do técnico Alberto Valentim. Ele assinou com o clube até novembro de 2025. O comandante estava na Ponte Preta e optou por encerrar o vínculo com a Macaca antes do previsto. O contrato iria até o fim deste ano.
O Coelho está sem técnico desde a saída de Enderson Moreira, que deixou o clube no início do mês. Em situação crítica na Série B, o time está na zona de rebaixamento, em 17°, com 21 pontos, e mira reação imediata para se livrar da degola e escalar a tabela.
O próximo compromisso será diante do Amazonas, na sexta-feira (15/8), às 20h, no estádio Carlos Zamith, pela 22ª rodada da Série B.
Esta será a primeira passagem de Valentim, de 50 anos, como treinador no futebol mineiro.
Alberto Valentim é o novo comandante do Coelhão.
— América FC (@AmericaFC1912) August 12, 2025
O técnico chega com contrato válido até novembro de 2025.
Seja bem-vindo ao Coelhão, professor!
Saiba mais: https://t.co/1DX7qW7RTL#PraCimaDelesCoelho pic.twitter.com/Z39fzNg4uJ
Carreira de Alberto Valentim
Na Ponte Preta desde janeiro, Valentim comandou o time em 29 jogos, 14 vitórias, sete empates e oito derrotas considerando Campeonato Paulista, Copa do Brasil e Série C. Ele deixa a Macaca na quarta posição da primeira fase da Série C, com 27 pontos em 16 jogos. Os oito primeiros colocados seguirão para a segunda fase da competição.
O treinador acumula passagens por Palmeiras, Botafogo, Vasco e Athletico-PR, onde foi campeão da Sul-Americana em 2021, o título mais relevante da carreira. Depois do Furacão, ele não conseguiu emplacar trabalhos de peso e comandou o CSA, Atlético-GO e Ituano.