O América visita o Amazonas nesta sexta-feira (15/8), às 20h, no estádio Carlos Zamith, em Manaus, pela 22ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A seguir, o No Ataque traz todos os detalhes do jogo: onde assistir, prováveis escalações, desfalques, declarações e mais.
O Coelho vive um péssimo momento na competição. A equipe está na 17ª colocação, com 21 pontos, a mesma pontuação de Botafogo-SP (18°) e Paysandu (19°). O que deixa o alviverde em melhor colocação é o número de vitórias (seis contra cinco e quatro, respectivamente). O time busca uma retomada urgente, visto que já são cinco jogos sem vitória.
Nos bastidores, o América está se acertando. Após a demissão do técnico Enderson Moreira e do diretor de futebol Fred Cascardo, os cargos já tem novos donos. O treinador Alberto Valentim assumiu o comando e já estará à frente do time contra o Amazonas.
Já o diretor Paulo Assis coordena as contratações e recalcula a rota e os objetivos para a temporada. De imediato, a meta é deixar a degola.
Do outro lado, o Amazonas está na lanterna do campeonato, com 20 pontos. A situação delicada também acende alerta. A equipe vem de resultados ruins, três empates e uma derrota. Em casa, vê a chance de voltar a vencer e afundar o adversário no Z4.
Fora das quatro linhas, a Onça-Pintada procura se reorganizar. Nesta semana, o clube anunciou a transformação em Sociedade Anônima do Futebol (SAF) para um grupo de investimento internacional. O nome do fundo e os valores não foram divulgados.
Amazonas x América
A partida entre Amazonas e América, pela 22ª rodada da Série B, será transmitida no Disney+ (streaming) e na ESPN (TV fechada).
Amazonas x América: escalações
O Amazonas tem três baixas para o duelo, enquanto o América lida com oito desfalques.
Amazonas
O técnico Márcio Zanardi tem três baixas para o confronto. Os meio-campistas Larry Vásquez e Diego Torres vão cumprir suspensão pelo excesso de cartões amarelos. O lateral-direito Akapo, por sua vez, está no departamento médico.
A novidade é o retorno do zagueiro Rafael Vitor, que cumpriu suspensão no jogo contra a Ferroviária-SP. Já o goleiro Renan segue em processo de transição física e é dúvida. Ele já esfalcou o time diante da Ferroviária.
- Provável escalação do Amazonas: Pedro Caracoci; Ivan Alvariño, Fabiano, Castrillón, Digão; Victor Hugo, Erick Varão e Zabala; Joaquín Torres, Kevin Ramires e Luan Silva
- Desfalques do Amazonas: Larry Vásquez (suspenso), Diego Torres (suspenso) e Akapo (desconforto muscular)
América
A grande novidade do América para o confronto é o novo técnico Alberto Valentim. Recém-chegado ao clube, ele comandou o time em três treinos e estará à beira de campo contra o Amazonas.
O comandante tem oito desfalques para o duelo, sendo que sete estão no departamento médico. A única exceção é o goleiro Matheus Mendes, que não viajou porque está envolvido em negociação com o Alverca, de Portugal. O jogador pertence ao Atlético e está emprestado ao América até o fim do ano. Contudo, o vínculo pode ser encerrado antes caso a transferência seja fechada.
A boa notícia é o retorno do meio-campista Fernando Elizari, que cumpriu suspensão diante do Remo e pode começar entre os titulares.
Por fim, o lateral-direito Maguinho, anunciado pelo América nessa quarta-feira (13/8), é a única dúvida. Isso porque ele ainda não teve o nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF.
- Provável escalação do América: Dalberson; Mariano, Ricardo Silva, Lucão, Júlio (Paulinho); Kauã Diniz (Miqueias), Elizari (Titi Ortiz), Miguelito; Figueiredo, Stênio e Willian Bigode
- Desfalques do América: Marlon (lesão no joelho direito), Dalbert (lesao na coxa esquerda), Samuel Alves (lesão na coxa direita), Alê (lesão no joelho esquerdo), Yago Santos (pubalgia), Fabinho (lesão no joelho direito), Guilherme Pato (lesão no joelho esquerdo), Matheus Mendes (em negociação)
Amazonas x América: os personagens
“Somos o lanterna, mas estamos próximos de sair. Está muito embolado ainda. Vamos jogar em casa agora, onde nós somos fortes e vamos buscar uma vitória para sair o quanto antes da zona de rebaixamento” – Erick Varão, volante do Amazonas
“Eu procuro obedecer ao máximo as características individuais dos jogadores. Nós temos pouco tempo de treino, sim, mas serão três sessões de trabalho onde eu vou obedecer uma base já que tinha, e dentro daquilo que eu acho que é importante, que cabem as características desses atletas, para depois poder ajustar” – Alberto Valentim, técnico do América
Amazonas x América: arbitragem
- Árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes (GO)
- Assistentes: Leone Carvalho Rocha (GO) e Hugo Savio Xavier Correa (GO)
- VAR: Antonio Magno Lima Cordeiro (CE)