Os acréscimos da partida entre Amazonas e América tiveram dois grandes momentos: um apagão, no minuto 49 do segundo tempo, e o gol de empate de Figueiredo, quatro minutos depois. A reta final do duelo da 22ª rodada da Série B contou com a falta de energia no Estádio Carlos Zamith, em Manaus, que paralisou a partida, mas o retorno foi rápido, e a bola na rede do atacante do Coelho definiu o 2 a 2 no placar.
A partida se encaminhava para uma vitória do Amazonas por 2 a 1 até que um apagão provocou ira nos jogadores do América. Alegando uma possível tentativa de esfriar a partida por parte dos donos da casa, os atletas do Coelho reclamaram, e o zagueiro Lucão até foi à câmera da transmissão e disse: “Isso não existe. Isso é uma vergonha”.
Porém, o jogo ficou parado por menos de um minuto, já que a energia do Carlos Zamith foi rapidamente retomada. E a ira do América foi transformada em ímpeto, tanto que o empate foi arrancado no último lance.
Em um déjà vu em relação ao primeiro gol americano, Maguinho invadiu a área e foi, mais uma vez, derrubado por Fabiano. Pela terceira vez na partida, sendo a segunda para o América, o árbitro assinalou pênalti. Novamente, Figueiredo cobrou, desta vez no meio, e empatou a partida, arrancando um ponto em Manaus.
América e Amazonas na tabela da Série B
O ponto garantido no fim fez com que o América alcançasse a 16ª colocação, com 22 pontos. Porém, a série de oito jogos sem vitórias possibilita que o América volte à zona de rebaixamento ainda nesta rodada, já que Volta Redonda, Botafogo-SP e Paysandu ainda jogam. Já o Amazonas segue na lanterna, com um ponto a menos.
A possibilidade de terminar a rodada na vice-lanterna passa pelos jogos dos rivais. O time carioca, que tem a mesma pontuação, mas um número menor de vitórias, recebe o CRB na segunda-feira (18/8), às 19h, e precisa de um empate para passar o Coelho. Já Botafogo-SP e Paysandu, que necessitam de vitórias, duelam com o Remo no sábado (16/8), às 16h, no Pará, e com a Chapecoense, em Santa Catarina, no domingo (17/8), às 16h, respectivamente.
E a preocupação do torcedor do América também passa pelo adversário do próximo jogo. Em meio à má fase, o clube mineiro visitará o Goiás, clube que está na vice-liderança da Série B com um jogo e um ponto a menos que o líder, na Serrinha. O duelo da 23ª rodada da Série B será no sábado (23/8), às 18h, na Serrinha, em Goiânia. Dois dias depois, na segunda-feira (25/8), às 21h30, o Amazonas visita o Avaí na Ressacada, em Florianópolis.