Encontrar espaço no início de carreira é um árduo objetivo para jogadores de futebol, principalmente para os goleiros, posição que quase não tem trocas. Essa batalha foi vivenciada por Cássio. Integrante da base do Cruzeiro em 2018 e 2019 e vice-campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior pelo América em 2023, o atleta só foi estrear pelo profissional do Coelho aos 23 anos, precisamente na noite de sexta-feira (15/8), diante do Amazonas. Ele estava há mais de 800 dias sem jogar uma partida oficial.
Cássio foi a principal novidade de Alberto Valentim em seu início no América. Sem Matheus Mendes, que está de saída para o Alverca, de Portugal, o novo técnico do Coelho tinha Dalberson como principal opção, mas preferiu usar a cria do Lanna Drumond no empate por 2 a 2 com o Amazonas.
No Estádio Carlos Zamith, em Manaus, o jovem nascido em 2002 teve a primeira oportunidade de defender a meta do clube em que fez a reta final da base e teve sucesso. Acionado na partida da 22ª rodada da Série B do Brasileiro, Cássio cometeu um pênalti e sofreu dois gols, mas fez três defesas e ajudou o América a arrancar um empate.
Quem é Cássio, revelação do América?
Início de trajetória do goleiro Cássio
Nascido em 8 de fevereiro de 2002, Cássio é de Osasco-SP, morou parte da infância em Jandira-SP e começou a trajetória em terras paulistas. Aos 10 anos, ele ingressou na escolinha de futebol do Santos e, posteriormente, passou no teste do Cotia F.C. Ainda em 2012, iniciou um treinamento específico na escolinha de futebol do Cruzeiro, iniciando a conexão com Minas Gerais.
Em 2013, a categoria sub-11 do Cotia foi extinta, e o goleiro foi para a Portuguesa, onde foi eleito o melhor de sua posição no Paulista Sub-11. Nos anos seguintes, passou por Grêmio Osasco até fazer parte, definitivamente, da base do Cruzeiro.
De mudança para Minas Gerais, Cássio começou a treinar na Toca da Raposa 1 e integrou a equipe sub-17 celeste entre 2018 e 2019.
Em 4 de agosto de 2018, o goleiro publicou uma foto com o time da base do Cruzeiro. Um dos atletas presentes é Kaiki Bruno, lateral-esquerdo que se profissionalizou na Raposa e é titular atualmente – veja a postagem abaixo.
No entanto, a passagem pela Toca foi interrompida em 2020. Com idade para disputar jogos pelo time sub-20, Cássio foi para o Bahia e ficou uma temporada em Salvador até voltar a Belo Horizonte, mas para um destino diferente.
A história de Cássio pelo América
Cássio chegou ao América em 2021 e se consolidou como principal goleiro do sub-20, atingindo o ápice dois anos depois, na despedida da categoria de base do Coelho. Em 2023, liderou o time rumo à final da Copa São Paulo de Futebol Júnior e ficou com a medalha de prata após perder para o Palmeiras.
Após a disputa da Copinha, o goleiro fez parte de forma definitiva do time principal, até pelos 21 anos completados em fevereiro. Para ganhar mais tempo de jogo, foi emprestado ao Náutico e estreou como profissional.
Em 1º de abril de 2023, Cássio foi titular e atuou por 90 minutos na vitória do Timbu sobre o Petrolina por 1 a 0, nos Aflitos, pelo Campeonato Pernambucano. Além de ser a estreia entre os “adultos”, essa foi a primeira partida disputada pelo atleta mais de dois meses após a final da Copinha. Porém, uma “seca” maior em jogos seria enfrentada.
No mesmo ano, ele foi emprestado ao Feirense, de Portugal, mas não atuou na Europa. Cássio voltou ao América e passou a temporada de 2024 apenas treinando. O mesmo ocorria em 2025, já que Matheus Mendes, emprestado pelo Atlético, tornou-se titular absoluto do América.
Porém, o goleiro está de saída para o Alverca, e a vaga ficou disponível para que Alberto Valentim decidisse pelo substituto. Em vez de escolher o favorito e experiente Dalberson, de 28 anos, o novo técnico do América optou por Cássio, que voltou a atuar 867 dias após a última partida.
O duelo com Amazonas, claro, não foi como o goleiro de 23 anos possivelmente sonhava, já que sofreu dois gols e ainda cometeu o pênalti que gerou a primeira bola na rede. Porém, Cássio fez uma defesa excelente e pode ganhar mais espaço depois dessa estreia como profissional do América e do segundo jogo “dos adultos”. Ele fez questão de valorizar essa chance.
“Estou muito feliz e muito honrado de poder estar fazendo a estreia com essa camisa. O grupo, hoje, entregou tudo o que podia nesse jogo. Estamos em um novo processo com o professor Valentim e temos muito a melhorar, mas valeu pela entrega. Se tivermos essa mentalidade para os próximos jogos, sairemos dessa situação e contamos com a Nação Americana para cada vez estarmos mais forte”
Cássio, em vídeo divulgado pelo Instagram do América
Cássio pode ser titular novamente no sábado (23/8), às 18h, na Serrinha, em Goiânia, diante do Goiás, pela 23ª rodada da Série B. O América segue pressionado, já que é o 16º colocado, e ainda enfrentará um clube que está na vice-liderança da Segunda Divisão. O Esmeraldino, inclusive, tem um jogo e um ponto a menos que o líder.