AMÉRICA

América vai reencontrar ídolo, técnico e ex-camisa 10 diante do Goiás

Enquanto o América luta para se afastar da zona de rebaixamento, o Goiás briga pela liderança; duelo será neste sábado, na Serrinha

O duelo entre América e Goiás será de alguns reencontros. O Coelho vai rever o ídolo Juninho, o técnico Vagner Mancini e o ex-camisa 10 Benítez. Em cenários opostos na tabela, as equipes vão se enfrentar no sábado (23/8), às 18h, na Serrinha, pela 23ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Enquanto o América luta para se afastar da zona de rebaixamento, o Goiás briga pela liderança. O Coelho está na 16ª colocação, com 22 pontos. Já o alviverde goiano é o segundo, com 41 pontos.

A ida de Vagner Mancini ao Goiás foi o que motivou a contratação dos jogadores que já passaram pelo América. Ex-treinador do Coelho, ele pediu algumas peças para a disputa da Série B por ter acompanhado os atletas de perto quando comandou o time mineiro.

Mancini dirigiu o Coelho em duas oportunidades, entre 2021 e 2023. Somando as passagens, foram 43 vitórias, 30 empates e 40 derrotas em 113 jogos. Ele esteve à frente da equipe em momentos históricos, como as disputas da Copa Libertadores de 2022 e da Copa Sul-Americana de 2023.

No fim de 2024, o treinador chegou a deixar o comando do Goiás. Quatro meses depois, ele reassumiu a equipe no lugar de Jair Ventura, que foi demitido em março. Desde então, a união tem dado certo: já são 12 vitórias, quatro empates e cinco derrotas na Série B.

Juninho

O volante Juninho tem uma história longa no América e é o atleta que mais vestiu a camisa do time. O jogador defendeu o Coelho em nove temporadas e se tornou um dos maiores ídolos do clube. De 2016 a 2024, disputou 438 jogos, marcou 37 gols e deu 31 assistências.

Além dos números, Juninho conquistou a Série B de 2017 e fez parte de outros grandes momentos, como a semifinal da Copa do Brasil, o acesso à Série A (vice-campeão) em 2020, e as disputas inéditas da Copa Libertadores (2022) e da Copa Sul-Americana (2023).

No fim do ano passado, o volante decidiu não renovar e seguiu para o Goiás. No alviverde goiano, é titular absoluto, já são 37 jogos, um gol e três assistências. Ele cumpriu suspensão diante do Vila Nova, na rodada anterior, e vai voltar a campo justamente diante do ex-clube.

Benítez

Benítez chegou ao América em 2022 sob grande expectativa. O meio-campista sempre foi considerado um ‘maestro’, já que atua na distribuição de jogadas com liberdade para participar do setor ofensivo, não à toa, vestiu a 10 no Coelho. Nos dois anos que ficou no clube, foram 81 jogos, 11 gols e 21 assistências.

Ao longo desse tempo, contudo, o jogador sofreu algumas lesões que o obrigaram a ficar fora de combate. Em 2024, ele passou por uma cirurgia no Tendão de Aquiles e até um tratamento especial para reduzir a quantidade de lesões.

Já em 2025, o argentino teve duas lesões musculares na coxa seguidas e chegou a ficar de fora de jogos importantes – como a final do Mineiro. Em maio, ele entrou na mira do Goiás e se transferiu em definitivo.

Com a camisa do Esmeraldino, ele disputou oito jogos. O meio-campista não tem sido utilizado como titular, começou entre os onze em apenas uma oportunidade, nas outras sete saiu do banco de reservas.

Compartilhe
Sair da versão mobile