AMÉRICA

América sente pressão, Goiás vence com gol contra e volta à liderança da Série B

América segue sem vencer há nove jogos na Série B e vê risco de retornar à zona de rebaixamento

O Goiás voltou a sorrir na Série B do Campeonato Brasileiro. Depois de um clássico amargo contra o Vila Nova e sob pressão da torcida, o time esmeraldino venceu o América, por 1 a 0, neste sábado (23/8), na Serrinha, e reassumiu a liderança da competição, agora com 44 pontos. A vitória saiu em jogada de Wellington Rato que terminou com desvio e gol contra do zagueiro Rafa Barcelos, no início do segundo tempo.

Com o resultado, a equipe comandada por Vagner Mancini ultrapassou o Coritiba, que havia empatado sem gols com o Remo, no Couto Pereira, mais cedo. O América, por outro lado, segue em situação delicada: estacionado nos 22 pontos, na 16ª posição, pode voltar para a zona de rebaixamento a depender dos jogos de Volta Redonda, Botafogo-SP, Paysandu e Amazonas – os quatro times do Z4 -, que ainda completam a 23ª rodada neste domingo (24/8) e na segunda-feira (25/8).

Agora, o América terá mais de uma semana de descanso e preparação para o próximo confronto na Série B. O Coelho só volta a jogar no dia 2 de setembro, em uma terça-feira, às 19h30. O adversário será o Avaí, no Independência, pela 24ª rodada. O Goiás, por sua vez, enfrentará o Botafogo-SP, no sábado (30/8), às 18h30, novamente na Serrinha.

Primeiro tempo

O primeiro tempo entre Goiás e América teve chances claras desperdiçadas dos dois lados. Apesar disso, a etapa inicial foi marcada por um duelo truncado, de poucas jogadas criativas e erros de finalização.

Aos sete minutos, o Coelho quase surpreendeu. Figueiredo disparou em velocidade, deixou Messias para trás e ficou cara a cara com Tadeu. O atacante, porém, demorou a definir e permitiu o corte do próprio zagueiro, desperdiçando uma chance clara de abrir o placar para o América.

O Goiás respondeu aos 20 minutos em jogada individual de Jajá. O atacante arriscou de fora da área, mas a bola passou por cima da meta de Cássio. O mesmo Jajá teria a melhor oportunidade da etapa aos 32 minutos. Após lateral cobrado com rapidez por Moraes, o jogador do esmeraldino apareceu livre dentro da área e soltou uma bomba, mas isolou a bola, arrancando suspiros da torcida.

Entre uma chance e outra, o jogo seguiu equilibrado, com poucas emoções e muitas disputas no meio-campo. O empate sem gols até o intervalo refletiu bem o que foi a primeira metade em Goiânia.

Segundo tempo

O segundo tempo começou em ritmo intenso na Serrinha. Logo aos dois minutos, Paulinho levou perigo em cobrança de falta para o América, que quase surpreendeu Tadeu. Pouco depois, Yago Souza achou Miquéias livre dentro da área, mas o volante desperdiçou boa oportunidade ao cabecear fraco, facilitando a defesa do goleiro esmeraldino.

A resposta do Goiás veio de forma cruel para o Coelho. Aos oito minutos, Wellington Rato arriscou chute de fora da área, e a bola desviou em Rafa Barcelos, enganando Cássio e morrendo no fundo das redes: 1 a 0.

Com a vantagem, o time de Vagner Mancini ganhou confiança e passou a controlar melhor a posse de bola, tentando ampliar o placar. O América, por sua vez, tentou reagir com as entradas de Titi Ortíz, Miguelito, Arthur Sousa, Elizari e Stênio, mas teve dificuldades para criar.

O Goiás passou a jogar de forma mais tranquila após o gol. Aos 48 minutos, Welliton puxou contra-ataque e ficou cara a cara com Cássio. O atacante tentou tocar de lado para Esli García, mas o goleiro do América saiu no carrinho e fez defesa providencial, garantindo que o placar permanecesse em 1 a 0 até o apito final.

Goiás 1 x 0 América

Goiás
Tadeu; Diego Caito, Messias, Titi e Willean Lepo; Marcão, Juninho e Rafael Gava (Arthur Caíke, 35′ do 2ºT); Jajá (Welliton, intervalo), Wellington Rato (Gonzalo Freitas, 36′ do 2ºT) e Moraes (Esli García, 42′ do 2ºT).
Técnico: Vagner Mancini

América
Cássio; Ricardo Silva, Lucão e Barcelos (Elizari, 24′ do 2T); Maguinho, Júlio César (Titi Ortíz, 12′ do 2T), Yago Souza (Miguelito, 18’ do 2ºT), Miquéias e Paulinho; Figueiredo (substituído por Stênio, 24’ do 2ºT) e Willian Bigode (Arthur Sousa, 24’ do 2ºT).
Técnico: Alberto Valentim

  • Motivo: 23ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
  • Local: Estádio Hailé Pinheiro (Serrinha), Goiânia (GO)
  • Gols: Rafa Barcelos aos 8’ do 2ºT (gol contra)
  • Árbitro: Lucas Guimarães Horn (RS)
  • Auxiliares: Lúcio Beiersdorf (RS) e Juarez de Mello Júnior (RS)
  • VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
  • Cartões amarelos: Júlio César e Miquéias (América); Moraes e Diego Caito (Goiás)
  • Cartão vermelho:
Compartilhe
Sair da versão mobile