AMÉRICA

América vence Avaí e respira na luta contra o rebaixamento na Série B

América venceu o Avaí por 2 a 0, nesta terça, no Independência, pela 24ª rodada da Série B; time colocou fim ao jejum de nove jogos

Finalmente o respiro! O América foi dominante e venceu o Avaí por 2 a 0, nesta terça-feira (2/9), no Independência, pela 24ª da Série B do Campeonato Brasileiro. O Coelho encontrou o caminho do gol e foi bem defensivamente para ganhar fôlego na luta contra o rebaixamento, apesar de ainda seguir na zona da degola. Os gols foram marcados por Arthur Sousa e Kauã Diniz.

Com o resultado, o América foi a 25 pontos, em 17° lugar. O primeiro fora do Z4 é o Botafogo-SP, com 28. A vitória tira o Coelho de sequência ruim, já que o time não conquistava um resultado positivo há nove jogos. Por sua vez, o Avaí segue com 33, na 12ª posição.

O primeiro tempo foi de superioridade do América, que emplacou as melhores chances, apesar de os atacantes terem demorado a calibrar o pé. Os sustos do Avaí foram cessados por Gustavo, que fez partida segura e entregou tranquilidade no gol. O Coelho abriu o placar com Arthur Sousa e manteve o domínio até o fim.

Na segunda etapa, o América tratou de ser efetivo logo no início, para espantar de vez qualquer “zica” na Série B. Com Kauã Diniz, o time ampliou e depois administrou bem o marcador. Ainda criou chances, mas se concentrou em fazer bom jogo defensivo a fim de evitar qualquer tentativa do adversário.

Próximos jogos

O América volta a campo no domingo (7/9), para enfrentar o Operário-PR, às 18h30, no Independência, pela 25ª rodada da Série B. Já o Avaí pega o Goiás, também no domingo, às 20h30, na Ressacada.

O jogo

O primeiro tempo foi de maior domínio do América, que se aproveitou da passividade do Avaí para tomar as rédeas e sair na frente no placar.

O jogo começou equilibrado no número de chances criadas, mas nenhuma das tentativas foi de grande perigo. O Coelho arriscou com Arthur Sousa, que jogou centralizado, com Stênio na direita e Bigode na esquerda.

Os donos da casa demonstraram certa ansiedade, o que impactou nas tomadas de decisão. Com espaço para dar seguimento nas jogadas, o time priorizou tentar de fora da área, sem rumo, e pecou nas trocas de passes perto da área. Por sua vez, o Avaí deu a posse ao Coelho e ficou mais apagado na partida a partir do segundo terço.

A melhor oportunidade do América foi pela direita, com Stênio, que arrancou em vantagem e cruzou para a área. Na finalização, Willian Bigode escolheu bater rasteiro e viu a bola desviar, acertar a trave e ir para fora. Suspiros no Horto!

Apostando no contra-ataque, o Avaí levou susto na melhor chance. Após cruzamento para a área, Emerson Ramon cabeceou firme, e Gustavo defendeu.

O América voltou a insistir e, dessa vez, foi efetivo. Stênio recebeu na intermediária, conduziu pela direita, passou de dois marcadores e deu passe para Arthur. O atacante invadiu a área e tocou de cavadinha, na saída do goleiro César: 1 a 0.

Segundo tempo

O América voltou do intervalo com a mesma intenção e volume de jogo. O time já começou trabalhando as jogadas no meio de campo. O time não deu espaço e nem tempo para o Avaí. Na entrada da área, Arthur Sousa recebeu e já rolou para Kauã, que pegou bem e armou chute forte, para acertar o ângulo, sem chances para César: 2 a 0.

O Avaí não entregou os pontos. A equipe chegou a assustar com Cléber, que soltou uma pancada, mas viu o goleiro do América espalmar. Na sobra, Zé Ricardo ainda tentou de fora da área, mas mandou para fora.

Com a vantagem no placar, o América mudou o comportamento. A equipe até buscava liberdade para atacar, mas a concentração foi para o setor defensivo, que se preocupou em fechar espaços para anular as oportunidades do Avaí. O trabalho foi bem feito. Mesmo com a posse de bola equilibrada, o Coelho contou com os zagueiros e com o goleiro Gustavo para fechar o gol.

A vitória traz fôlego na batalha para o América seguir na Série B, já que o time permanece distante do objetivo primário da temporada, que era a conquista do acesso.

AMÉRICA 2 X 0 AVAÍ

América

Gustavo; Mariano (Rafa Barcelos, no intervalo), Ricardo Silva, Lucão, Paulinho; Felipe Amaral (Aloísio aos 18 do 2T), Elizari, Kauã Diniz (Yago Souza aos 25 do 2T); Arthur (David Lopes aos 18 do 2T), Willian Bigode e Stênio. Técnico: Alberto Valentim

Avaí

César Augusto; Raylan (Léo Reis aos 35 do 2T), Jonathan Costa, Eduardo Brock e DG; Zé Ricardo, João Vitor (Thayllon, no intervalo), Del Piage; Marquinhos Gabriel, Emerson Ramon e Cléber (Hygor aos 30 do 2T). Técnico: Jair Ventura

  • Gols: Arthur Sousa aos 34 do 1T, Kauã Diniz aos 7 do 2T (América)
  • Cartões amarelos: (América), DG (Avaí)
  • Motivo: 24ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
  • Data: 2/9/2025
  • Horário: 19h30
  • Local: Independência, em Belo Horizonte
  • Árbitro: Paulo Belence Alves dos Prazeres Filho (PE)
  • Assistentes: Luis Carlos de Franca Costa (RN) e Bruno Cesar Chaves Vieira (PE)
  • VAR: Douglas Marques das Flores (SP)
  • Público: 1.688
  • Renda: R$ 24.632,000
Compartilhe
Sair da versão mobile