Gabriel Duarte Santos segue os passos do pai e vem se destacando no futebol da Suécia. O ponta-direita de 16 anos é filho de Álvaro Santos, ex-atacante do América, e tem contrato de patrocínio com a Adidas, marca de material esportivo alemã.
Gabriel é camisa 10 da Seleção Sueca sub-17. Ele nasceu no país nórdico em 2009, ano em que Álvaro defendia o Orgyte.
De acordo com a plataforma Transfermarkt, Gabriel disputou quatro jogos pela seleção neste ano – todos amistosos. Ele balançou as redes em duas oportunidades: na derrota por 4 a 3 para a Dinamarca (em 6 de agosto) e na vitória por 5 a 0 sobre a Suíça (em 6 de setemrbo).
Os primeiros passos do ponta-direita no futebol foram no Helsingborg – clube sueco do qual o pai é ídolo. Atualmente, ele é jogador do Copenhagen, da Dinamarca.
Gabriel disputou dois jogos pela Liga Dinamarquesa sub-19 nesta temporada. Reserva em ambos duelo, o jovem ainda não participou de gols.
Álvaro Santos foi revelado pelo América e ídolo na Suécia
Álvaro Santos foi revelado pelo América em 1998 e, em 2000, foi vendido ao Helsingborg, time tradicional da Suécia. Em 2003, foi para para o Copenhaguen.
O ex-América passou ainda por Sochaux (França), Strasbourg (França), Orgyte (Suécia) e GAIS (Suécia), antes de retornar ao Helsingborg em 2011, ano em que foi campeão nacional.
A segunda passagem pelo clube durou até 2014, quando Álvaro decidiu encerrar a carreira profissional. Atualmente, ele é treinador do time sub-17 do Eskilsminne, também da Suécia.
Título pelo América
Em 2000, antes de ser vendido ao futebol europeu, Álvaro foi responsável por marcar para o América na final da Copa Sul-Minas, contra o Cruzeiro. O tento do atacante na vitória por 2 a 1, pelo segundo jogo da decisão, selou o título do Coelho.