Em busca de subir na tabela da Série B do Campeonato Brasileiro, o América, que já deixou a zona de rebaixamento, mira melhorar um aspecto importante para o caminho dos bons resultados: o setor defensivo. O técnico Alberto Valentim já deixou claro que é um dos objetivos sob o comando do time. O volante Felipe Amaral também reforçou a meta do grupo que vem em sequência positiva.
Desde que chegou ao América, em agosto, Valentim esteve no comando da equipe em oito oportunidades. O time foi vazado seis vezes, sendo que em apenas uma partida levou mais de um gol – no empate com o Amazonas por 2 a 2. Em compensação, foram oito gols marcados.
“É uma base de um time que tem sucesso, independente daquilo que está buscando no momento. Uma consistência defensiva, uma fase defensiva de qualidade, que dê poucas chances ao adversário. E isso foi um dos primeiros pontos. E eles responderam bem quando eu falei que eles estão comprando a ideia, e nesse lado também de duelarmos mais, de termos essa fase defensiva mais consistente”, apontou o treinador em coletiva após a vitória contra o Avaí, em casa.
Sob a ótica de jogador, Felipe Amaral falou do objetivo para todo o grupo, mas salientou que a implantação das ideias e do comportamento defensivo não é imediata. Ele garantiu, contudo, que todos trabalham para reduzir os ‘danos’ e serem mais consistentes na defesa.
“Acho que a solidez vem com o tempo. Passamos por dois trabalhos diferentes, o William (Batista) e depois o Enderson (Moreira), e o Alberto tem mostrado mais a solidez defensiva. Sabemos que o jogo não se ganha somente com na bola. Com as peças que chegaram eu acho que ajudaram, mas as peças que estavam aqui também são muito qualificadas”, opinou.
Em tom bem humorado, o volante brincou sobre os momentos defensivos que trazem perigo, mas elogiou o trabalho que vem sendo feito para intensificar ainda mais tal aspecto.
“Acho que a gente passou por um momento difícil, como todos os times passam, mas agora é manter isso para melhor. A solidez defensiva é algo que tem que ser regular, para que a gente possa evitar de tomar gols, evitar sofrer tanto. Nos últimos jogos eu estou quase passando mal (risos). Tem que saber sofrer também, os adversários também são qualificados. Temos que melhorar para chegar num ponto e manter isso”, falou Amaral.
Solidez fora de casa
A solidez defensiva acende um alerta para os compromissos fora de casa. Isso porque enquanto visitante, o América levou quatro gols, mas no Independência foi vazado apenas duas vezes desde que Alberto Valentim assumiu o comando. A única exceção foi diante do Paysandu, em que os times empataram sem gols.
O aspecto será testado mais uma vez nesta rodada. O América enfrenta a Ferroviária, no sábado (4/10), às 20h30, na Arena Fonte Luminosa, pela 30ª rodada da Série B.
- Gols sofridos fora: quatro (dois do Amazonas, um do Goiás e um do Atlético-GO)
- Gols sofridos em casa: dois (um do Operário-PR e um do Volta Redonda)