O América pressionou até o fim, mas empatou com o Vila Nova por 1 a 1, nesta quarta-feira (8/10), no Independência, pela 31ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Os goianos marcaram com João Vieira, e os donos da casa igualaram com Felipe Amaral.
Com o resultado, o América perdeu a oportunidade de subir duas posições na classificação da Série B e permaneceu no 14º lugar, com 37 pontos. A distância para o Z4 é de cinco pontos – o Botafogo-SP é o 17°, com 32. Por sua vez, o Vila Nova chegou a 40 e está em 12º.
O primeiro tempo não foi de grande brilho para nenhum dos lados. Com os duelos travados, as equipes não encontraram espaços. Mesmo assim, o Vila se deu melhor com o pênalti polêmico que rendeu reclamações dos mineiros e saiu na frente no placar.
Na segunda etapa, o América voltou com ‘sangue nos olhos’ e deixou tudo igual logo no começo, com golaço de Felipe Amaral, de fora da área. O time goiano ainda teve um jogador expulso, mas sustentou a pressão do Coelho para somar um ponto.
Próximos jogos
O América volta a campo no domingo (12/10) para enfrentar o Criciúma, às 18h30, no Estádio Heriberto Hülse, pela 32ª rodada da Série B.
Já o Vila Nova encara o Amazonas, também no domingo, às 18h30, no OBA, em Goiânia.
O jogo
O primeiro tempo foi morno, sem grandes tentativas dos times. A grande chance do Vila Nova foi de pênalti, que converteu e levou a vantagem para o vestiário. O América apresentou limite criativo e não teve boas chances.
O Vila Nova deteve a posse de bola nos minutos iniciais do jogo, o que dificultou a criação do América. Os visitantes tiveram a primeira chance com Willian Formiga, mas Gustavo se esticou todo e defendeu. A oportunidade do Coelho saiu dos pés de Arthur, que bateu firme pelo lado esquerdo, mirando o ângulo, mas viu a bola passar por cima.
A partida não ganhou tom emocionante. De ambos os lados, havia lentidão para a formação de jogadas. O América pouco ameaçou, assim como o Vila. Os duelos estavam travados, com o meio-campo congestionado e muitos erros de passe, o que trouxe ainda mais imprecisão para encontrar possíveis espaços.
Aos 28 minutos, um lance polêmico: Júnior Todinho invadiu a área e caiu ao tentar driblar o goleiro Gustavo. Inicialmente, o árbitro Léo Simão Holanda deu cartão amarelo ao atacante do Vila Nova por simulação.
Contudo, o VAR recomendou a revisão. Após a análise, o juiz tirou a advertência e marcou o pênalti. Os jogadores e a comissão técnica do América se revoltaram com o veredito. Na cobrança, João Vieira bateu alto e não desperdiçou: 1 a 0.
Com a desvantagem, o América tentou manter a posse de bola, mas pecou nos passes e falhou nas tomadas de decisão, mandando muitas bolas para fora ou facilitando o trabalho da zaga do Vila.
Segundo tempo
O América voltou concentrado para o segundo tempo e logo teve resultado. Da intermediária, Felipe Amaral recebeu em condição e teve espaço para ajeitar. Ele chutou forte, no canto, para deixar tudo igual no Independência aos 5 minutos: 1 a 1.
O cenário ainda ficou mais difícil para o Vila. Na intermediária, Walisson Maia fez falta em Willian Bigode, que caiu em campo. O árbitro advertiu com cartão amarelo, mas mudou a cor para vermelho por orientação do VAR. O time visitante ficou com um a menos a partir dos 15 minutos.
Depois disso, o Vila se concentrou no contra-ataque. A melhor chance foi com João Vieira, que recebeu na área, mas pegou mal na bola e a viu subir por cima do gol.
Já o Coelho se manteve no campo ofensivo, mas ainda apresentou os mesmos problemas: erros de passe e ansiedade para concluir. Na arquibancada, a torcida incentivou o time, apesar de deixar escapar insatisfação com as falhas de atenção. Os torcedores suspiraram com chance de Rafa Silva, que cabeceou na direção certa. O goleiro Halls tirou quase em cima da linha.
O América seguiu pressionando. Kauã Diniz, Titi Ortiz apareceram bem no ataque, mas ficaram no ‘quase’. Nos acréscimos, a torcida alviverde quase soltou o grito de gol quando Stênio arriscou de média distância. A bola desviada na defesa do Vila Nova carimbou o travessão. Fim de papo no Horto: 1 a 1.
AMÉRICA 1 X 1 VILA NOVA
América
Gustavo; Maguinho (Jhosefer aos 18 do 2T), Ricardo Silva, Lucão e Paulinho; Kauã Diniz, Felipe Amaral (Miquéias aos 25 do 2T) e Yago Souza (Titi Ortíz aos 19 do 2T); Arthur, Fabinho (Stênio, no intervalo) e Willian Bigode (Rafa Silva aos 25 do 2T). Técnico: Alberto Valentim
Vila Nova
Halls; Tiago Pagnussat, Walisson Maia e Pedro Romano (Higor aos 36 do 2T); Ralf (Thalys aos 21 do 2T), João Vieira, Igor Henrique (Jean Mota aos 15 do 2T), Guilherme Parede (Bruno Xavier aos 21 do 2T) e Willian Formiga; Júnior Todinho (André Luís aos 36 do 2T) e Poveda. Técnico: Umberto Louzer
Gols: João Vieira aos 33 do 1T (Vila Nova); Felipe Amaral aos 5 do 2T (América)
Cartões amarelos: Pedro Romano, André Luís, Igor Henrique (Vila Nova), Yago Souza, Kauã Diniz (América)
Cartão vermelho: Walisson Maia (Vila Nova)
Motivo: 31ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Data: 8/10/2025
Horário: 21h30
Local: Independência, em Belo Horizonte
Público: 1.501
Renda: R$ 23.928,00
Árbitro: Leo Simão Holanda (CE)
Assistentes: Anderson da Silva Rodrigues (CE) e Yuri Rodrigues Cunha (CE)
VAR: Braulio da Silva Machado (SC)