O técnico Alberto Valentim valorizou o empate do América com o Vila Nova por 1 a 1, no Independência. Ele, contudo, concentrou críticas ao árbitro da partida por pênalti marcado no primeiro tempo, que originou o gol dos goianos.
Em busca de retomada na Série B, o América registrou três jogos sem perder (duas vitórias e um empate). A equipe está na 14ª colocação, com 37 pontos, a cinco de distância para a zona de rebaixamento.
“Nossa preocupação era que equilibrássemos bem, que fizéssemos um jogo de agressividade defensiva, mas também que tomássemos muito cuidado para que não fôssemos surpreendidos. Quando a gente construiu, não estávamos conseguindo fazer com que as jogadas terminassem o gol no primeiro tempo”, começou.
Diante do Vila, o Coelho fez um primeiro tempo aquém, com poucas chances criadas. Os visitantes saíram na frente com gol de João Vieira, de pênalti. A marcação da falta foi questionada pelo treinador alviverde. No campo, o árbitro havia dado cartão amarelo por simulação e depois da análise do VAR, tirou a advertência e assinalou o penal.
“Sofremos um gol de pênalti que, pra mim, não precisa nem de discussão. Eu insisto algumas vezes que, infelizmente, só aqui no Brasil acontece algumas faltas, dentro e fora da área, e em outros países não existe essa falta, essa leitura. É de alguns árbitros aqui no Brasil, e pra mim não tem nem discussão, não há pênalti”, opinou o treinador.
No segundo tempo, o América logo igualou com Felipe Amaral. O Vila Nova ainda teve jogador expulso. O Coelho pressionou, mas não foi efetivo e saiu com o empate que ‘freou’ a possibilidade de alavancar na tabela.
“Voltamos no segundo tempo, matamos o jogo com cinco minutos. Criamos um volume maior, pelo adversário estar com a menos, a gente tinha que ter caprichado um pouco mais na finalização. Mais um ponto, jogadores estão de parabéns pela entrega física, a gente vem de uma sequência muito forte, então tem que dar os parabéns pelo empenho, pelo entrega e esse ponto que ganhamos”, disse.
Desempenho diferente nos dois tempos
Alberto Valentim também comentou sobre a discrepância de atuação nos dois tempos, visto que o América conseguiu empatar nos primeiros minutos e teve o controle das ações no restante da partida.
“Estávamos criando algumas jogadas, mas não concluindo bem para um possível gol. E veio o gol deles, isso desequilibra um pouco. Foi uma coisa que eu batia na tecla já no primeiro tempo, para que voltássemos bem, não perdêssemos o foco. Foi o equilíbrio do jogo, fizemos um empate já no comecinho. Estamos melhorando, ainda tem certos ajustes para fazer”, finalizou.
O próximo compromisso do América é diante do Criciúma, no domingo (12/10), às 18h30, no Estádio Heriberto Hulse, pela 31ª rodada da Série B