O América se complicou mais uma vez na luta contra o rebaixamento na Série B do Campeonato Brasileiro. Na noite deste domingo (12/10), o Coelho foi derrotado pelo Criciúma por 2 a 1, no Estádio Heriberto Hülse, pela 32ª rodada da competição.
Depois de segurar um empate sem gols em um primeiro tempo de forte chuva e pressão dos donos da casa, o América viu o cenário se agitar na etapa final.
O Coelho sofreu o primeiro gol, mas demonstrou poder de reação e buscou o empate com o zagueiro Ricardo Silva. A esperança de trazer um ponto valioso na bagagem, contudo, durou apenas um minuto, tempo que o Criciúma levou para marcar o gol da vitória e decretar a amarga derrota para o América.
O resultado interrompe a sequência de três jogos de invencibilidade do América e o mantém perigosamente próximo da zona da degola. O Coelho segue na 14ª colocação, estacionado com 38 pontos. Já o Criciúma sobe para a segunda posição, agora com 53 pontos.
Próximos jogos de Criciúma e América
Agora, o Criciúma visitará o Avaí, no próximo domingo (19/10), às 16h, na Ressacada, pela 33ª rodada da Série B.
O América, por sua vez, jogará em Belo Horizonte. O Coelho terá pela frente o CRB, no sábado (18/10), às 18h30.
Primeiro tempo de forte chuva e poucas emoções
Jogando com o apoio da torcida, o Criciúma tomou a iniciativa desde os primeiros minutos. Logo aos 2′, Jhonata Robert arriscou um chute de longa distância, na primeira finalização da partida.
A pressão do Tigre continuou. Aos 10′, Jean Carlos recebeu em boa posição, invadiu a área, mas concluiu no meio do gol, facilitando a defesa do goleiro Gustavo. A melhor chance dos catarinenses surgiu aos 17′: após cruzamento de Jhonata Robert, o volante Léo Naldi se jogou na bola, mas parou em uma defesa com o peito do goleiro americano.
Do outro lado, o América, com desfalques importantes, como Miguelito e Felipe Amaral, sentiu dificuldades para criar jogadas ofensivas. O time mineiro valorizou a posse de bola no meio-campo, porém, não conseguiu traduzir esse controle em finalizações, passando os primeiros 45 minutos sem levar perigo real à meta defendida por Alisson.
Com o campo pesado, o jogo ficou mais truncado na reta final, com muitas disputas e pouca clareza. O Criciúma ainda tentou com chutes de fora da área de Gui Lobo e Léo Naldi, ambos bloqueados pela defesa do Coelho.
Segundo tempo tem três gols em 11 minutos
O segundo tempo começou com roteiro completamente diferente no Heriberto Hülse. As duas equipes voltaram dispostas a buscar o resultado, e a rede balançou três vezes em um intervalo de apenas 11 minutos.
A primeira grande chance surgiu aos 17 minutos, em uma jogada de gênio de Diego Gonçalves. O atacante do Criciúma aproveitou uma roubada de bola no ataque, viu o goleiro Gustavo adiantado e tentou por cobertura. A finalização tinha endereço certo, mas o goleiro do América se recuperou a tempo, correndo de volta para a meta e espalmando para escanteio, evitando o que seria um golaço.
A torcida do Criciúma, entretanto, não precisou esperar muito para comemorar. Na cobrança do escanteio, aos 18′, Jhonata Robert levantou na área com perfeição e o zagueiro Jonathan subiu mais alto que a defesa para cabecear firme, no canto, abrindo o placar para o Tigre: 1 a 0.
O jogo, que parecia se encaminhar para um controle do time da casa, sofreu uma reviravolta. Aos 24 minutos, o goleiro Alisson, do Criciúma, sofreu uma lesão e precisou ser substituído por Georgemy. E a mudança teve impacto imediato. Aos 28, em uma cobrança de escanteio para o América, Ricardo Silva se antecipou na primeira trave e, aproveitando a saída em falso do goleiro reserva, testou para o fundo do gol, empatando a partida: 1 a 1.
Mas a reação do Criciúma foi imediata e fulminante. Apenas um minuto depois, aos 29′, João Carlos fez grande jogada individual, limpou a marcação e cruzou na medida para Diego Gonçalves, que, desta vez, não perdoou e bateu de primeira para colocar o Tigre novamente na frente: 2 a 1.
Criciúma 2 x 1 América
Criciúma
Alisson (Georgemy, aos 24′ do 2º T); Rodrigo, Luciano Castán e Jonathan; Marcinho, Léo Naldi, Gui Lobo (Matheus Trindade, aos 39′ do 2ºT) e Felipinho; Jhonata Robert (Luiz Henrique, aos 39′ do 2ºT), Jean Carlos (João Carlos, aos 23′ do 2º T) e Diego Gonçalves. Técnico: Eduardo Baptista
América
Gustavo; Júlio César, Ricardo Silva, Lucão, Emerson e Paulinho; Aloísio (Titi Ortíz, aos 22′ do 2º Tempo), Miquéias e Yago Souza; Stênio (Thauan, aos 16′ do 2º Tempo) e Rafa Silva (Arthur, aos 16′ do 2º Tempo). Técnico: Alberto Valentim
- Gols: Jonathan, aos 18′ do 2T, e Diego Gonçalves, aos 29′ do 2T (Criciúma); Ricardo Silva, aos 28′ do 2T (América)
- Cartões amarelos: Jean Carlos, Marcinho, Johnata Robert (Criciúma)
- Cartão vermelho:
- Motivo: 32ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
- Data: 12/10/2025
- Horário: 18h30
- Local: Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma (SC)
- Público:
- Renda:
- Árbitro: Bruno Pereira Vasconcelos (BA)
- Assistentes: Alessandro Alvaro Rocha de Matos (BA) e Patricia dos Reis do Nascimento (BA)
- VAR: Marcio Henrique de Gois (SP)