AMÉRICA

O que falta para o América definir permanência na Série B? Matemático responde

América tem 37 pontos em 32 rodadas e ocupa a 14ª colocação, com Athletic (15º) e Ferroviária (16º) na cola

Há cinco rodadas do fim da Série B, o América ainda busca assegurar a permanência na Segunda Divisão Nacional. Com 37 pontos, o Coelho ocupa a 14ª posição, mas vê os adversários – Athletic e Ferroviária – bem colados na tabela, na 15ª e 16ª colocação, respectivamente, ambos também com 37 pontos.

Portanto, o que falta ao time mineiro para assegurar a sonhada permanência na Série B? Em entrevista ao No Ataque, Gilcione Nonato Costa, matemático da UFMG, analisou as probabilidades do América.

“É um estudo que eu faço, porque às vezes um time pode chegar com 40, 42 pontos e tendo, por exemplo, mais vitórias, mais saldo de gols, ele pode ter uma chance muito menor de cair do que outro. Então, aquele time que tem menos vitórias, menor saldo de gols, tem que fazer um ponto a mais: 43 para não cair.”

“No caso do América, se ele chegar aos 41 pontos, ele tem 52% de chance de queda. Ou seja, cara ou coroa. É muito arriscado. Mas se ele fizer mais do que 41, fazer 42, vai para 28%, que é um em três. 43 para ele é 11%. Ou seja, um em 10. Então, é provável que ele se salve com 43”, ponderou.

É possível eliminar as chances de queda do América?

Gilcione Nonato também avaliou a possibilidade de o América chegar às últimas rodadas sem preocupações com a calculadora. Segundo ele, caso o Coelho alcance os 45 pontos, a chance de permanência é quase certa. No entanto, é preciso atenção.

“45 pontos é 0,5%. Mas não pode brincar com esse 0,5%. É um em 200. É ele ficar confortável, mas isso ainda sem a certeza. É 0,5%, ou seja, há um baralho com 200 cartas e ele escolhe uma que seja a do rebaixamento”, explicou.

América na Série B

O América soma 37 pontos em 32 rodadas de Série B. Foram, até o momento, dez vitórias, 15 derrotas e sete empates. O saldo de gols do Coelho é negativo: -5. Ao todo, foram 34 gols marcados e 29 sofridos.

Assista à entrevista completa:

Entrevista concedida aos jornalistas Ailton Bruno do Vale, Beatriz Marques e Rafael Arruda

Siga o No Ataque no Discover e não perca as principais notícias esportivas!

Compartilhe
Sair da versão mobile