AMÉRICA

América busca desbancar trio artilheiro do Athletic na Série B

Confronto direto pode empurrar um dos dois para baixo na classificação da Série B e aumentar o drama na luta contra o rebaixamento

Compartilhe
google-news-logo

O duelo entre América e Athletic tem um peso importante para as equipes. O confronto direto pode empurrar um dos dois para baixo na classificação da Série B do Campeonato Brasileiro e levar ainda mais drama à luta contra o rebaixamento. A missão do Coelho não é tão simples e busca desbancar trio de artilheiros do Esquadrão de Aço na temporada.

O América está na 14ª posição, com 38 pontos, enquanto o Athletic tem 37 e ocupa o 16° lugar. O Volta Redonda é o primeiro dentro da zona de rebaixamento, com 34 pontos. Em caso de derrota, o Coelho pode ser ultrapassado não só pelo time de São João del-Rei, mas pela Ferroviária – que também soma 37.

Empate com o Athletic colocaria o América na posição de ‘secar’ a Ferroviária, que poderia apenas somar um ponto também para seguir em 15°.

Trio artilheiro do Athletic

Mesmo que a situação na Série B não seja positiva, o Athletic tem resultado e confiança com o trio de ataque comandado pelo técnico Rui Duarte.

Ronaldo Tavares, Neto Costa e David Braga concentram boa parte dos gols marcados pelo time na competição. No total, são 21 bolas na rede com autoria de um dos três.

O Athletic balançou a rede 38 vezes na Série B. Por outro lado, levou 47 gols.

Nascido em Portugal, o atacante Ronaldo Tavares, de 27 anos, foi revelado pelo Sporting e depois rodou por outras equipes do país, como Penafiel, Cova Piedade e Estrela Amadora, até chegar ao Athletic. Pelo time mineiro, são 21 jogos, oito gols e cinco assistências.

Neto Costa coleciona passagens por times de divisões inferiores, como Capivariano, Cianorte, Santa Cruz, Cascavel, Boa Esporte, Caldense e Patrocinense. Ele chegou ao Athletic em 2024. Na atual temporada, são 39 jogos, sete gols e uma assistência.

David Braga foi revelado pelo Deportivo Brasil em 2021. Depois disso, defendeu o Athletic, mas em passagem tímida. Posteriormente, foi emprestado ao Atlético-GO, mas retornou ao Esquadrão em 2024. Desde então, firmou-se na titularidade. Em 2025, já são 43 jogos, 10 gols e quatro assistências.

Defesa do América

Com os números dos atacantes rivais, a defesa do América tem preocupação a mais. Contudo, o setor tem sido alvo de constante melhora, que foi observada pelo técnico Alberto Valentim.

Desde que o treinador assumiu o comando do Coelho, o time se expôs menos defensivamente. Em 12 jogos disputados, foram 11 gols sofridos e 14 marcados.

“É uma base de um time que tem sucesso, independente daquilo que está buscando no momento. Uma consistência defensiva, uma fase defensiva de qualidade, que dê poucas chances ao adversário. E isso foi um dos primeiros pontos. E eles responderam bem quando eu falei que eles estão comprando a ideia, e nesse lado também de duelarmos mais, de termos essa fase defensiva mais consistente”, comentou o treinador.

Compartilhe
google-news-logo