AMÉRICA

América terá reta final ‘pesada’ na Série B; veja calendário

A quatro jogos do fim da competição, América deu adeus à briga pelo acesso há algum tempo, e ainda luta para se garantir na Segunda Divisão

Compartilhe
google-news-logo

O América terá uma reta final ‘pesada’ na Série B do Campeonato Brasileiro. A quatro jogos do fim da competição, o time deu adeus à briga pelo acesso há algum tempo, e ainda luta para se garantir na Segunda Divisão. Mesmo que a vitória sobre o Athletic tenha dado respiro, a situação ainda não é mais tranquila.

O Coelho está na 14ª posição, com 41 pontos. O Botafogo-SP é o primeiro dentro da zona de rebaixamento, com 35, enquanto o Athletic é o 16° colocado, com 37. A distância para o G4 é avassaladora – o Goiás é o quarto, com 55 pontos.

De acordo com o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o América reduziu bastante as chances de rebaixamento. A porcentagem é de 0,57 para o risco de queda. O time pode chegar ainda mais perto do zero caso vença o Novorizontino na próxima rodada.

Isso porque Gilcione Nonato, matemático da UFMG, calculou que a partir dos 44 pontos, a equipe deve se salvar da degola.

“No caso do América, se ele chegar aos 41 pontos, ele tem 52% de chance de queda. Ou seja, cara ou coroa. É muito arriscado. Mas se ele fizer mais do que 41, fazer 42, vai para 28%, que é um em três. 43 para ele é 11%. Ou seja, um em 10. Então, é provável que ele se salve com 43”, ponderou o estudioso ao No Ataque.

Reta final pesada

Nas últimas quatro rodadas, o América terá pela frente adversários que brigam na parte de cima da tabela e ainda sonham, inclusive, com o acesso à Série A.

O Novorizontino é o quinto, com os mesmos 55 pontos do Goiás, o quarto. Dessa forma, em caso de vitória, pode ultrapassar o rival e dar ainda mais emoção para a briga pela classificação.

Depois, o Coelho encara a Chapecoense, que tem 57 pontos, em segundo lugar, e além do acesso, quer conquistar o título do campeonato.

Na sequência, vai enfrentar o Cuiabá, nono colocado, com 50 pontos, e o Athletico-PR, que está em sétimo, com 53. Embora estejam ligeiramente afastados do G4, podem subir na tabela em busca do sonhado acesso. De acordo com a UFMG, o Dourado tem 0,57% de chance, enquanto o Furacão tem 32,6% de ir à Primeira Divisão.

Jogos do América na Série B

  • América x Novorizontino – 3/11 (segunda-feira) – 19h – Independência
  • Chapecoense x América – 10/11 (segunda-feira) – 19h – Arena Condá
  • América x Cuiabá – data e o horário a confirmar
  • Athletico-PR x América – data e horário a confirmar

Compartilhe
google-news-logo