O América vai reencontrar o técnico Enderson Moreira – que dirigiu o time nesta temporada, mas não conseguiu bons resultados e deixou o Coelho na zona de rebaixamento da Série B do Campeonato Brasileiro. À frente do Novorizontino, o ‘rei do acesso’, como o treinador é conhecido, sonha com a classificação à Séria A de 2026.
Enderson mudou a meta em poucos dias. O comandante deixou o América em 3 de agosto. No fim do mesmo mês, assumiu o comando do Novorizontino. Se no Coelho o objetivo era se distanciar da zona de rebaixamento, no Tigre o desejo era perseguir o G4.
Ele chegou ao time paulista para substituir Umberto Louzer, que acumulava sequência de cinco jogos sem vitória na Série B. Desde então, conseguiu reverter o cenário, mas vem de dois empates seguidos no campeonato, o que diminuiu as chances de acesso e acirrou a briga perto da zona de classificação.
Em 10 jogos disputados, Enderson soma cinco vitórias, três empates e duas derrotas no Novorizontino, aproveitamento de 60% – maior do que aquele alcançado no América. No Coelho, foram seis derrotas, duas vitórias e dois empates, com aproveitamento de 26%.
Acesso com o América
Se a passagem em 2025 foi para cair no esquecimento, a campanha de 2017 está marcada na história do América. Antes deste ano, Enderson havia comandado o Coelho entre julho de 2016 e junho de 2018. Nesse período, disputou 111 jogos, com 43 vitórias, 32 empates e 36 derrotas.
Apesar de não ter evitado o rebaixamento à Série B, Enderson conseguiu fazer com que o Coelho melhorasse o desempenho no Brasileiro de 2016 e preparasse terreno para uma boa temporada seguinte.
O ápice do treinador no Lanna Drumond foi a conquista da Série B em 2017, quando desbancou o favoritismo do Internacional. O América contabilizou 73 pontos (dois a mais que os gaúchos), com 20 vitórias, 13 empates e apenas cinco derrotas.
Em junho de 2018, Enderson aceitou oferta do Bahia e deixou o América. O clube mineiro, que estava na 14ª posição da Série A, acabou rebaixado à Segunda Divisão ao término do ano.
América e Novorizontino na Série B
América e Novorizontino se enfrentam nesta segunda-feira (3/11), às 19h, no Independência, pela 35ª rodada da Série B.
O Novorizontino está na quinta posição, com 55 pontos. O quarto colocado é o Goiás, com os mesmos 55, mas que está frente pelo número de vitórias. Com 36% de chance de acesso, segundo o Departamento de Matemática da UFMG, o time do interior de São Paulo precisa vencer o América para entrar no G4 – e torcer por empate ou derrota da equipe goiana.
Do outro lado, o América está na 14ª posição, com 41 pontos, e quer garantir matematicamente a permanência na Série B. A equipe aposta na campanha em casa: já são seis jogos sem perder no Horto.