AMÉRICA

América já tem a pior campanha do clube na história da Série B de pontos corridos

Nesta reta final, o Coelho ainda não está matematicamente livre da zona de rebaixamento e luta pela permanência na Segunda Divisão

Compartilhe
google-news-logo

Mesmo que vença os três jogos restantes desta edição da Série B do Campeonato Brasileiro, o América já tem a pior campanha do clube na história da competição por pontos corridos. Nesta reta final, o Coelho ainda não está matematicamente livre da zona de rebaixamento e luta pela permanência na Segunda Divisão.

Na 14ª posição, com 42 pontos, o América esta a cinco pontos de distância do Z4. O Athletic é o primeiro dentro da degola, com 37. A três rodadas do fim, o Coelho não vive situação desesperadora e está próximo de alcançar o objetivo de se garantir na Série B 2026.

Contudo, mesmo que vença os compromissos, chegaria somente a 51 pontos, o que configura a pior pontuação na Série B desde a disputa por pontos corridos, a partir de 2006. Nos anos anteriores, o alviverde conquistou o acesso à Série A em quatro ocasiões e esteve próximo do G4 em duas.

Na história, o América soma 10 participações na Série B (contando a deste ano). A pior delas foi em 2013, quando terminou o campeonato na nona posição, com 57 pontos.

Desempenho do América na Série B por pontos corridos

  • 2010 – 63 pontos – 4º colocado (acesso à Série A)
  • 2012 – 55 pontos – 8º
  • 2013 – 57 pontos – 9º
  • 2014 – 61 pontos – 5º
  • 2015 – 65 pontos – 4º (acesso à Série A)
  • 2017 – 73 pontos – 1º (título e acesso à Série A)
  • 2019 – 61 pontos – 5º
  • 2020 – 73 pontos – 2º (acesso à Série A)
  • 2024 – 58 pontos – 8º

Sonho distante

No início desta temporada, o América traçou um claro objetivo: retornar à Série A. Pelo segundo ano consecutivo, contudo, a meta não foi alcançada. Em 2025, a situação até piorou, porque o plano passou a ser fugir do rebaixamento à Série C.

Em meio a troca de técnicos, a equipe se reforçou, contou com a chegada de medalhões, treinadores experientes… Mas nada que fizesse o quadro se reverter. Na reta final da Série B, o que resta é o contentamento com a posição abaixo do esperado, já que não há mais tempo para qualquer retomada. Em 35 jogos, são 11 vitórias, nove empates e 15 derrotas, um aproveitamento de 40%.

Segundo o Departamento de Matemática da UFMG, a probabilidade de o América cair para a Série C é de 0,34%. A equipe treinada por Alberto Valentim precisa vencer um jogo para se garantir na Segunda Divisão.

Nas rodadas finais, o Coelho enfrentará Chapecoense (fora), Cuiabá (casa) e Athletico-PR (fora).

Compartilhe
google-news-logo