Permanência quase certa! O América venceu a Chapecoense por 1 a 0, nesta segunda-feira (10/11), na Arena Condá, pela 36ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
O Coelho driblou o favoritismo da Chape, que briga pelo acesso, e se mostrou seguro defensivamente para fechar espaços e garantir o resultado. Willian Bigode anotou o gol do alviverde mineiro no segundo tempo.
Situação na tabela
Com o resultado, o América está em 13°, com 45 pontos, perto de confirmar a permanência na Série B. Matematicamente, ainda há chances de rebaixamento, mas seria necessária uma série de combinações nas duas rodadas restantes.
Por outro lado, a Chape permanece com 58 pontos, na quarta posição, e fica ameaçada de não subir para a Série A. Os duelos derradeiros serão diante de Volta Redonda e Atlético-GO.
Dois tempos distintos
O primeiro tempo foi morno. Com poucas chances, América e Chapecoense trabalharam a posse de bola e não encontraram jogadas perigosas. No fim, os donos da casa estiveram mais próximos do gol, mas a defesa americana afastou o perigo.
Na segunda etapa, o cenário mudou completamente. O jogo ficou mais rápido e com chances para os dois lados. O América foi quem se deu melhor e saiu na frente, com Willian Bigode. A Chapecoense teve volume, mas não acertou nas finalizações.
Próximos jogos
A Chapecoense volta a campo no sábado (15/11), às 16h30, para enfrentar o Volta Redonda, pela 37ª rodada da Série B.
Já o América encara o Cuiabá no domingo (16/11), às 16h30, no Independência, também pela 37ª rodada.
O jogo
O primeiro tempo foi equilibrado e sem emoção. Foram sete finalizações para a Chape e seis para o Coelho. O destaque ficou para as duas defesas, que foram parte essencial, impedindo avanços e jogadas criativas.
Tentando trabalhar os passes, as duas equipes se aproximaram pouco do setor ofensivo. O América arriscou com Willian Bigode e Thauan, mas sem levar grande perigo.
O setor defensivo foi bem construído dos dois lados. Em busca de fechar espaços, tanto o América quanto a Chapecoense fizeram boas interceptações. Com o meio-campo povoado, os lançamentos foram uma alternativa para tentar levar a bola ao ataque, assim como os chutes de fora da área, mas nenhum desses trouxe emoção ao jogo.
A Chapecoense, que até então havia finalizado sem grande ameaça, teve a melhor chance já na reta final. De frente para o gol, Neto Pessoa recebeu em posição favorável, mas errou o chute e mandou a bola pela linha de fundo. Nos acréscimos, o time mandante pressionou e teve sequência de oportunidades, mas não conseguiu aproveitar.
Segundo tempo
A Chapecoense começou a todo vapor, com Marcinho, que ganhou dos defensores, mas chutou em cima do goleiro. O América, por sua vez, não deixou barato e ainda contou com a sorte.
Em arrancada no meio-campo, Kauã Diniz lançou para Paulinho, que avançou pela esquerda. O lateral mandou para a área, e a zaga da Chape cortou mal, em cima do goleiro Rafael Santos. A bola rebateu e, na confusão dentro da área, Willian Bigode a empurrou para o fundo do gol: 1 a 0.
Com a desvantagem, a Chape acendeu o alerta e aumentou o ritmo. Diferentemente do primeiro tempo, a segunda etapa ganhou tons mais emocionantes. A equipe mandante emendou diversas chances, com Rafael Carvalheira, que acertou a trave, e Doma, que mandou longe do gol.
O Coelho, por sua vez, se apresentou bem defensivamente. Seguro e confiante, o time se concentrou para fechar os espaços e foi bem nas roubadas de bola. Nos últimos minutos, a Chape levou perigo, mas o América soube lidar com a pressão e segurou bem o resultado fora de casa.
CHAPECOENSE 0 X 1 AMÉRICA
Chapecoense
Rafael Santos; Victor Caetano, Eduardo Doma e Bruno Leonardo (Mailson aos 15 do 2T); Everton (Perotti aos 36 do 2T), Rafael Cavalheira, Jimenez (Pedro Martins, no intervalo) e Walter Clar; Márcio Jr. (Thomás aos 32 do 2T), Neto Pessoa e Marcinho (Ítalo aos 31 do 2T). Técnico: Gilmar Dal Pozzo
América
Gustavo; Júlio (Rafa Barcelos aos 28 do 1T), Ricardo Silva, Emerson, Lucão e Paulinho; Felipe Amaral (Miquéias aos 41 do 2T), Kauã Diniz e Yago Souza (Jhosefer aos 41 do 2T); Willian Bigode (Rafa Silva aos 31 do 2T) e Thauan (David da Hora aos 31 do 2T). Técnico: Alberto Valentim
Gol: Willian Bigode aos 5 do 2T
Cartões amarelos: Júlio, Lucão, Rafa Barcelos, Felipe Amaral (América); Neto Pessoa, Thomás (Chapecoense)
Motivo: 36ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Data: 10/11/2025
Horário: 19h
Local: Arena Condá, em Chapecó
Árbitro: Bruno Pereira Vasconcelos (BA)
Assistentes: Alessandro Alvaro Rocha de Matos (BA) e Daniella Coutinho Pinto (BA)
VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)
Público: 19.313
Renda: R$ 562.905,00