O América negocia a venda das ações da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) ao empresário Vinícius Diniz, que já foi investidor do Athletic e acumula experiência no mercado imobiliário. A seguir, o No Ataque traz mais detalhes sobre o possível dono do Coelho.
Vinícius é formado em matemática pela Faculdade ISEIB, de Belo Horizonte. Segundo o perfil do empresário no LinkedIn, ele foi diretor da Construtora Tenda de 2002 a 2012.
Entre 2012 e 2013, ocupou o mesmo cargo na Emcaamp Residencial. Desde 2013, está à frente da incorporadora Urbaville.
A entrada de Vinícius Diniz no futebol
Em dezembro de 2021, Vinícius Diniz adquiriu, em parceria com o empresário Victor Oliveira, da empresa V2, 90% das ações da SAF do Athletic. Ele permaneceu na gestão do time de São João del-Rei até 2024.
No período, foi responsável pela mudança de patamar do clube. Logo em 2022, o Esquadrão de Aço chegou à semifinal do Campeonato Mineiro (caiu para o Cruzeiro) e garantiu vaga na Copa do Brasil e na Série D do Campeonato Brasileiro.
Estar entre os quatro melhores do Estadual se repetiu em 2023 – a eliminação, desta vez, foi para o Atlético. Na Quarta Divisão, avançou até a semifinal e conseguiu a vaga na Série C da última temporada.
Em agosto de 2024, quando o Athletic era vice-líder da primeira fase da C, o grupo Futbraz, que era capitaneado por Vinícius Diniz e controlava o alvinegro, foi vendido. O empresário, então, deixou a gestão do clube mineiro.
Ao fim da temporada, o Esquadrão terminou como vice-campeão da Terceira Divisão e garantiu a vaga na atual edição da Série B, na qual luta contra o rebaixamento.
Enquanto era dono do Athletic, Vinícius investiu na contratação de jogadores que já tiveram destaque no futebol nacional. Entre 2021 e 2024, passaram por São João del-Rei os centroavantes Loco Abreu, Sassá e Ricardo Oliveira.
Administração do Santa Cruz
Em 2025, Vinícius integrou a administração do Santa Cruz no grupo Cobra Coral Participações S/A, cuja promessa é gerar R$ 1 bilhão de investimentos em 15 anos. Entretanto, optou por não seguir no projeto em razão do clima conturbado na política do time pernambucano – que, mesmo assim, subiu para a Série C.
Vinícius Diniz pode investir no América
Em contato com Marcos Salum, ex-presidente do Coelho, o No Ataque confirmou que Vinícius Diniz negocia a compra das ações da SAF do América. A informação foi apurada nesta quarta-feira (12/11).
Atuante na administração do clube, Salum preferiu não dar detalhes sobre o percentual a ser vendido da SAF, nem se os principais patrimônios – o Estádio Independência e o CT Lanna Drumond – entrarão no acordo.
Porém, segundo o gestor, a empresa que controlará a SAF terá participação majoritária. A ideia é acelerar o processo de análise – que, habitualmente, dura cerca de seis meses. “Estamos no meio do caminho”, afirmou Salum.
Assim que as partes chegarem a um denominador comum, a proposta será votada pelo Conselho Deliberativo e, posteriormente, passará pela aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).