Filho de Alberto Valentim, técnico do América, Diego Valentim reagiu a um pedido feito por uma torcedora do Athletico-PR na rede social X nessa terça-feira (18/11). As equipes se enfrentam a partir das 16h30 deste domingo (23), na Arena da Baixada, pela 38ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Na publicação, a torcedora chamada Ana escreveu: “Esperando que o Alberto Valentim escale a mãe dele na zaga”. “Calma lá também”, respondeu Diego.
“Alberto tem o coração rubro-negro, mas é profissional. Não vai misturar as coisas. Furacão tem que se impor”, escreveu outro torcedor, que foi corroborado pelo filho do treinador do América: “Gabarito”.
O desejo da torcedora do Athletico-PR para que Alberto Valentim facilite o jogo para Furacão tem a ver com a condição em que o time paranaense se encontra na Série B. O rubro-negro chega à última rodada sem o acesso confirmado, mas também com chance de título.
Somente o líder Coritiba já está garantido na Série A. Athletico-PR, Criciúma, Goiás, Chapecoense e Remo ainda lutam para subir de divisão – sendo que dois permanecerão na B.
O cenário do Athletico-PR na última rodada da Série B
O Athletico-PR está na segunda posição, com 62 pontos – a três de distância do Coritiba, que lidera com 65. Se vencer ou empatar com América, o Furacão garante o acesso.
O triunfo sobre o Coelho, combinado com uma derrota do Coxa para o Amazonas, em duelo que também ocorre no domingo (23), resultaria em título para o Furacão. Isso porque o rubro-negro chegaria aos mesmos 65 pontos e ultrapassaria no número de vitórias: 19 a 18.
Classificação
- Coritiba – 65 pontos (18 vitórias)
- Athletico-PR – 62 pontos (18 vitórias)
- Criciúma – 61 pontos (17 vitórias, 15 gols de saldo)
- Goiás – 61 pontos (17 vitórias, 7 gols de saldo)
- Chapecoense – 59 pontos (17 vitórias)
- Remo – 59 pontos (15 vitórias)
A ligação de Alberto Valentim com o Athletico-PR
Alberto Valentim defendeu o Athletico-PR como jogador e técnico. Em 2021, ele comandou o Furacão na campanha que terminou com o título da Copa Sul-Americana.
Evitou rebaixamento do América
O América anunciou a contratação de Alberto Valentim no início de agosto. À época, o Coelho lutava contra o rebaixamento à Série C.
São 16 jogos, seis vitórias, sete empates e três derrotas à frente do alviverde, o que foi o suficiente para que o time mineiro confirmasse a permanência na Segunda Divisão. A campanha fez com que o América renovasse o contrato com Alberto Valentim até o fim de 2026.
O Coelho chega na última rodada da Série B na 13ª posição, com 46 pontos.