O América vai à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em busca do reconhecimento do título brasileiro de 1948. A revelação foi feita pelo presidente Márcio Vidal em entrevista coletiva nesta terça-feira (6/1).
“Temos um título da Série A não reconhecido, é uma luta que terei pela frente. É o título de 1948. Teve um torneio em Belo Horizonte com os melhores clubes do Brasil, e o América foi campeão. Vamos pedir o reconhecimento e veremos o que a CBF falará”, disse o mandatário.
A competição em questão foi um quadrangular disputado entre América, Atlético, Vasco e São Paulo. As partidas ocorreram no Estádio Otacílio Negrão de Lima, em Belo Horizonte.
O Coelho venceu o Cruz-maltino por 4 a 2 e empatou com o tricolor (0 a 0) e com o Galo (1 a 1). Os resultados garantiram o título ao alviverde.
Não há data para o envio da solicitação à CBF. O alviverde trabalha junto de dois historiadores para a reunião de documentos que possam embasar a análise da entidade máxima do futebol nacional.
Torcedor acionou o América em 2023
Em 2023, Vitor Lucchesi, advogado e torcedor do América, procurou Alencar da Silveira Júnior e sugeriu que o então presidente fosse à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pleitear o reconhecimento do título de 1948. O processo não teve avanços desde então.
América venceu divisões inferiores do Brasileiro
Apesar de nunca ter vencido a elite do Campeonato Brasileiro, o América já conquistou as divisões inferiores em três oportunidades. Em 1997 e 2017 levantou o troféu da Série B e, em 2009, da C.