Novo lateral-direito do América, Léo Alaba explicou o apelido em coletiva de apresentação nesta quarta-feira (7/1). O jogador de 26 anos chegou ao Coelho por empréstimo do AVS, de Portugal, e assinou até o fim de 2026.
“O Alaba foi adquirido na minha juventude, na formação, na base, quando ainda estava no Vitórias. Os colegas colocaram o apelido, aí pegou e até hoje.. Mas é um apelido que eu gosto e me identifico bastante. Tem relação com o jogador mesmo”, falou o jogador.
O jogador em questão é o austríaco David Alaba, que atua como zagueiro, lateral-esquerdo e meio-campista. Ele joga no Real Madrid. No currículo, Alaba acumula inúmeras conquistas, como quatro títulos da Champions League, dois campeonatos espanhóis, além de 10 vezes campeão da Alemanha, com o Bayern de Munique.
Em 2025, Léo defendeu o Criciúma. Foram 37 partidas e três assistências pelo Tigre. A equipe bateu na trave na briga pelo acesso à Série A do Campeonato Brasileiro – ficou em quinto, com 61 pontos. O Remo subiu, com 62.
O jogador garantiu que isso será um combustível para a temporada com o América. O Coelho disputará a Série B pelo terceiro ano seguido e busca o sonhado acesso.
“A frustração, eu levo como motivação no ano, para fazer melhor, a cada detalhe. A importância da constância de cada treino, para não acontecer o que aconteceu ano passado. Acredito que o América também viveu momentos de cobrança. Lá (Criciúma) essa cobrança era bem forte, pelo acesso, mas levo isso como lição e motivação”, disse.
No América, Léo Alaba vai enfrentar a concorrência pela posição com Samuel Alves e Maguinho.