O América informou nesta quinta-feira (22/1) que concluiu a negociação de Júlio César com o Ceará. O clube mineiro manteve um percentual dos direitos econômicos do zagueiro de 22 anos.
Júlio já se apresentou ao Vozão e agora aguarda a regularização contratual no Boletim Informativo Diário da CBF para estrear com a nova camisa. Seu vínculo com a agremiação nordestina vai até dezembro de 2027.
Inclusive, o atleta concedeu entrevista ao site oficial do Ceará. Ele ressaltou o objetivo de conquistar o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro nesta temporada.
“Agradeço muito ao Ceará pela oportunidade e pela confiança no meu trabalho. As expectativas para esse período são muito altas. Que possamos brigar pelos títulos e pelo principal objetivo do ano, que é levar o Ceará de volta à Série A. Sou um atleta versátil, que busco ajudar sempre da melhor forma. Podem esperar muita vontade, determinação e raça”.
Júlio César, novo zagueiro do Ceará
Júlio no América
Revelado pelo América, Júlio subiu ao profissional em definitivo em 2023. Ao todo, disputou 71 jogos, marcou um gol e contribuiu com três assistências. Ele atuou tanto na zaga quanto como lateral-direito.
No fim de 2025, Júlio entrou na Justiça contra o Coelho por causa de atrasos de direitos de imagem. Durante o imbrólgio, as partes chegaram a um consenso que o melhor caminho seria uma transferência.
O volante Kauã Diniz seguiu caminho semelhante ao de Júlio, pois também processou o América em razão de pendências financeiras. O clube vendeu o atleta ao Omiya Ardija, do Japão, ficando com uma fatia dos direitos econômicos.
Concorrentes na Série B
Júlio César defenderá um concorrente direto do América na Série B. O Ceará caiu de divisão em 2025 ao terminar o Brasileirão em 17º lugar, com 43 pontos – um a menos que o Internacional, primeiro time fora do Z4.
O Vozão tinha situação relativamente confortável na Série A – era o 12º na 33ª rodada, com 42 pontos – sete a mais que o então 17º, Vitória. O rebaixamento veio em razão da sequência de quatro derrotas e um empate nos cinco últimos confrontos.
Já o Coelho competirá na Segunda Divisão Nacional pelo terceiro ano consecutivo. Em 2025, a equipe mineira encerrou em 14º lugar, com 46 pontos.