FUTEBOL MINEIRO

Reforço português do Athletic jogou ao lado de meia do Cruzeiro e camisa 10 do Milan

Athletic contratou o centroavante Ronaldo Tavares, que foi formado na base do Sporting e jogou com Matheus Pereira, do Cruzeiro

Dono de um dos piores ataques da Série B do Campeonato Brasileiro, o Athletic apostou na contratação de Ronaldo Tavares, centroavante português de 27 anos. Companheiro de Rafael Leão, atacante do Milan, nas categorias de base do Sporting, o novo jogador do Esquadrão também atuou ao lado de Matheus Pereira, meio-campista do Cruzeiro.

Ronaldo chegou ao Sporting em 2013, no sub-17. Leão já estava no clube, mas no sub-14. Eles jogaram juntos pela primeira vez em 2016, por um torneio de juniores. No ano seguinte, já pelo Sporting B, disputaram a Segunda Divisão de Portugal. Ao todo, dividiram o campo em oito oportunidades – três profissionalmente.

Foi também pelo Sporting B que Matheus Pereira e Ronaldo Tavares jogaram juntos. Eles disputaram nove partidas pela segunda divisão portuguesa, entre 2016 e 2017. Em uma delas, contra o Santa Clara, o jogador do Cruzeiro deu assistência para o atacante do Atheltic.

O jogo foi disputado em de novembro de 2016, no Estádio Aurélio Pereira, e o Sporting venceu por 3 a 1. O primeiro dos dois gols de Ronaldo na partida contou com passe de Pereira.

A carreira de Ronaldo Tavares

Ronaldo nunca fez uma partida oficial pelo time principal do Sporting. Em 2018, ele deixou o clube e foi emprestado ao Cova da Piedade. Ainda em Portugal, passou por Penafiel e Estrela Amadora – pelo qual enfrentou os principais times do país, como Benfica e Porto.

Em 2024, jogou pelo FC Seoul, da Coreia do Sul e, neste ano, defendeu por cerca de seis meses as cores do suíço Yverdon.

Os números

  • Sporting B: 47 jogos, oito gols e uma assistência
  • Cova Piedade: 23 jogos e dois gols
  • Penafiel: 98 jogos, 17 gols e 12 assistências
  • Estrela Amadora: 56 jogos, 11 gols e quatro assistências
  • FC Seoul: 9 jogos, dois gols e uma assistência
  • Yverdon: 6 jogos e um gol

Athletic em situação complicada na Série B

O Athletic é o vice-lanterna da Série B, com seis pontos – dois a mais que o Paysandu. O time mineiro soma duas vitórias e nove derrotas em 11 jogos.

Os oito gols marcados deixam o Esquadrão com o quarto pior ataque do torneio. Amazonas (7), Volta Redonda (5) e Paysandu (5) são os que fizeram menos.

Compartilhe
Sair da versão mobile