O América está muito próximo de definir seu goleiro titular para a temporada 2025. Ao que tudo indica, ele será Matheus Mendes, do Atlético, em negociação por empréstimo que já está quase 100% acertada.
O No Ataque apurou com fonte ligada a Matheus que falta apenas a assinatura de contrato para que a transferência seja sacramentada. Fonte de dentro do Coelho também indicou que a negociação está encaminhada – ela dependia da renovação ou não de Everson, goleiro titular do alvinegro, que foi sacramentada e anunciada na terça-feira (24/12).
Reserva imediato de Everson, o mineiro de 25 anos visa ter mais tempo de jogo como titular no ano que vem e vê com bons olhos uma ida ao Coelho – até porque, assim, ele não precisaria mudar de cidade, jogaria cerca de “40 jogos no ano”, conforme dito por pessoa ligada a ele, e ainda valorizaria seu passe no Atlético – seja para brigar por uma titularidade em 2026 ou para ser vendido por um valor maior no futuro.
Para emprestar Matheus Mendes ao América até o fim de 2025, o Atlético ampliou o vínculo do goleiro, que antes ia até 2026 e agora vai até 2027.
A informação da negociação de Matheus com o Coelho foi antecipada pelo jornalista Heverton Guimarães e confirmada pelo No Ataque.
Matheus Mendes pelo Atlético
Nascido em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, Matheus Mendes era grande destaque das categorias de base do Atlético e estreou profissionalmente pelo Galo em 2021, após se destacar emprestado ao CSA na Série B de 2020 – foram 28 jogos como titular pelo time alagoano, com 14 vitórias, nove empates, cinco derrotas e 23 gols sofridos.
A primeira partida de Matheus pelo alvinegro foi contra o Athletic, na primeira fase do Campeonato Mineiro. Semanas depois, ele ganhou nova oportunidade após Everson cometer pênalti e ser expulso na ida das semifinais do Estadual, contra o Tombense – assim que entrou em campo, o jovem arqueiro defendeu a penalidade. Na volta, Mendes foi titular, já que Everson estava suspenso.
Depois disso, o jogador mineiro só voltou a ter chances pelo Atlético em 2023, quando, em dois momentos, Everson cumpriu suspensão automática e deu lugar a ele. Nas duas ocasiões, o Galo venceu – contra o São Paulo, no Morumbi, pelo Brasileiro, por 2 a 0 – com grande atuação de Matheus -, e contra o Goiás, na Arena MRV, por 2 a 1.
Neste ano, Matheus teve várias oportunidades como titular devido a lesões nas mãos direita e esquerda sofridas por Everson entre maio e julho.
Depois de recuperado, o ídolo alvinegro, que raramente é poupado, atuou em praticamente todas as partidas – à exceção de confrontos contra o Vitória, em outubro, pelo Brasileiro, no qual foi expulso nos minutos finais, Grêmio – o jogo seguinte, em que o valadarense o substituiu devido à suspensão automática, e de embate com o Juventude em novembro, no qual Everson foi poupado visando a final da Copa Libertadores, que seria disputada na Argentina quatro dias depois.
Números do 2024 de Matheus Mendes pelo Atlético
No total, o jovem goleiro fez 13 partidas no ano – 12 como titular – e sofreu 21 gols. O número foi elevado por uma sequência ruim do time em termos defensivos, quando chegou a levar quatro gols do Flamengo e três do Botafogo – ainda assim, o percentual de defesas por jogo de Mendes no Campeonato Brasileiro é positivo, ostentando 3,5 de média, com 68% das bolas defendidas.