Emprestado pelo Atlético ao Atlético-GO, o meia-atacante Robert Santos marcou, na noite desta terça-feira (27/5), belo gol contra o América, no Independência, pela nona rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Aos 35 minutos do primeiro tempo, o atacante Marcinho passou entre dois defensores do Coelho em jogada na ponta esquerda, infiltrou na área e deu a bola “de bandeja” para Robert, que acertou chute no ângulo direito do goleiro Matheus Mendes – curiosamente, o arqueiro também integra a lista de jogadores emprestados pelo Galo a outros clubes.
No momento do tento, o América vencia o Atlético-GO por 2 a 0, com gols dos atacantes Miguelito e Willian Bigode.
Robert vive boa fase no Atlético-GO
Robert chegou ao Atlético-GO no início de fevereiro. Nos dois primeiros meses, não obteve grande destaque e foi reserva na maior parte dos jogos – em muitos, sequer entrou em campo.
O primeiro gol com a camisa do Dragão veio só no dia 7 de abril, exatos dois meses após seu anúncio pelo clube do Centro-Oeste. Na ocasião, ele deu números finais à vitória por 4 a 2 da equipe sobre o Athletic-MG, no Estádio Antonio Accioly, em Goiânia, pela primeira rodada da Série B.
Desde então, as coisas mudaram para Robert. Nos dois jogos seguintes, contra Botafogo-SP e Ferroviária, ele voltou a entrar bem. Na quarta rodada, contra o Cuiabá, foi titular e deu bela assistência de falta para Luizão marcar único gol do Atlético no empate por 1 a 1.
Na partida seguinte, que terminou também em empate por 1 a 1, contra o Amazonas, o meia voltou a ser titular e a dar assistência.
Robert, então, tornou-se peça-chave da escalação do técnico Anderson Leal no Atlético-GO. Contando o embate com o América, emplacou seis jogos seguidos como titular.
Robert no Atlético
Robert foi anunciado como reforço do Atlético em março de 2024, por empréstimo do Athletic pelo valor de R$ 700 mil. O meia havia se destacado no início daquele ano, com quatro gols e duas assistências em nove jogos pelo time de São João del-Rei.
Apesar do bom desempenho no clube do interior, Robert recebeu poucas chances com o técnico Gabriel Milito no Galo. Foram apenas três jogos pelo profissional do Atlético, sempre entrando nos minutos finais de partidas pela Série A do Campeonato Brasileiro de 2024.
O jogador chegou, inclusive, a ser acionado em alguns compromissos do time Sub-23 do clube mineiro. Ele balançou as redes no duelo contra o CRB, pelo Campeonato Brasileiro de Aspirantes, em 20 de outubro.
Ao final do contrato de empréstimo, o Atlético adquiriu 60% dos direitos econômicos de Robert por R$ 3 milhões. O Athletic manteve o restante do ‘passe’ do jogador.
Em 2025, com o elenco principal em pré-temporada nos Estados Unidos, Robert teve oportunidade como titular da equipe alternativa do Atlético em três jogos pelo Campeonato Mineiro. Como reserva, ele também atuou no clássico contra o América, já com os titulares de volta ao time comandado por Cuca.
Ao todo, Robert vestiu a camisa do Atlético em sete jogos em quase um ano na Cidade do Galo – sem gol e assistência.