O atacante Henrique Dourado, ex-Cruzeiro, perdeu pênalti pela Chapecoense no jogo contra o ABC, pela 31ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Aos 39 minutos do primeiro, o camisa 9 chutou rasteiro no canto esquerdo e mandou a bola para fora. As equipes empataram por 0 a 0, nesta quinta-feira (5/10), em Chapecó, no interior de Santa Catarina.
Assista ao lance
O erro de Dourado irritou o público na Arena Condá, que vaiou o jogador quando ele foi substituído por Danrlei, aos 23 minutos da etapa final. Desde que chegou à Chape, em 23 de agosto, Henrique disputou sete partidas e não balançou a rede.
Além do jejum de gols, o centroavante tem sido criticado pela pouca participação nas ações ofensivas do time. Ele não consegue, por exemplo, segurar a bola na frente para a chegada de outros colegas de ataque.
A má fase do veterano de 34 anos reflete na posição da Chapecoense na classificação da Série B: 17º lugar, com 30 pontos em 31 jogos. Conforme o Departamento de Matemática da UFMG, o risco de queda à Terceira Divisão na rodada anterior era de 56%.
Episódio no Cruzeiro
O lance de Henrique Dourado na Chapecoense fez a torcida do Cruzeiro recordar a briga com Bruno Rodrigues para ver quem cobraria o pênalti contra o Fluminense pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro.
Aos 30 minutos do segundo tempo, a Raposa teve oportunidade de ouro para diminuir o placar (o Flu vencia por 2 a 0) e poderia, caso convertesse a penalidade, reunir forças para correr atrás do empate.
Bruno Rodrigues, batedor oficial, encarregou-se da cobrança. O camisa 9 chutou à meia-altura, no canto direito, e Fábio espalmou. Os mais de 51 mil cruzeirenses vibraram quando a arbitragem mandou voltar o lance, pois o goleiro tricolor se adiantou.
Dourado, então, tentou tomar a bola do companheiro, que, por sua vez, mostrou-se irredutível. Após alguns segundos de discussão, Bruno novamente se posicionou para o arremate. Dessa vez, o atacante apostou na força, mas mandou para fora.
Contratado pelo Cruzeiro em 18 de abril, Henrique Dourado participou de 13 jogos em 2023 e marcou apenas um gol na vitória por 4 a 0 sobre o América, no Independência, pela sexta rodada. O atleta teve o vínculo rescindido em 1º de agosto.