O Coritiba anunciou, nesta sexta-feira (28/11), que não renovará o contrato do técnico Mozart, responsável por conduzir a equipe à conquista da Série B do Campeonato Brasileiro em 2025.
De acordo com a nota divulgada pelo Coxa, as partes “não chegaram a um acordo para a renovação contratual”.
A situação não é inédita na carreira do treinador, que pela segunda vez sobe de divisão com um time e não dá prosseguimento ao trabalho no ano seguinte na elite do futebol nacional.
Em 2024, Mozart ficou em segundo na Série B com o Mirassol e saiu para assumir o Coritiba.
Decisão mudou em quatro dias
A notícia pegou os torcedores de surpresa, já que Mozart havia dito que ficaria no Coritiba para 2026.
Ao desembarcar em Curitiba após o título da Série B, o treinador confirmou à imprensa a renovação de contrato.
“Eu fico. Está confirmado”, disse Mozart, na ocasião.
Em nova entrevista, nesta sexta-feira (28/11), o treinador reforçou a vontade de ficar: “Tenho o desejo de permanecer, está nos últimos detalhes, espero que se resolva nos últimos dias”.
Comunicado oficial do Coritiba
A diretoria Coxa-Branca emitiu uma nota oficial para esclarecer que o vínculo do clube com o treinador não seria renovado. Confira abaixo a íntegra:
“O Coritiba Foot Ball Club informa que, após conversas realizadas nos últimos dias, o treinador Mozart e o Clube não chegaram a um acordo para a renovação contratual.
O Coxa agradece ao profissional pelo trabalho, profissionalismo e comprometimento demonstrados durante o período em que esteve à frente da equipe.
O treinador sempre será lembrado como o comandante do tricampeonato brasileiro da Série B. Desejamos ao profissional sucesso na continuidade de sua carreira.”
O Coritiba Foot Ball Club informa que, após conversas realizadas nos últimos dias, o treinador Mozart e o Clube não chegaram a um acordo para a renovação contratual.
— Coritiba (@Coritiba) November 28, 2025
O Coxa agradece ao profissional pelo trabalho, profissionalismo e comprometimento demonstrados durante o período… pic.twitter.com/H6lMzhysq2
Mozart no Coritiba
Mozart é cria da base do Coritiba. Como jogador, chegou ao em julho de 1998 e estreou como profissional em 1999, ano em que foi campeão paranaense.
Como treinador, está no Coxa desde 26 de novembro de 2024, após conquistar o acesso pelo Mirassol.
Após a eliminação nas quartas de final do Campeonato Paranaense para o Maringá, o Coritiba foi bem na Série B e conquistou o título ao somar 68 pontos (19 vitórias, 11 empates e oito derrotas).
Mozart no Mirassol
No Mirassol, Mozart foi eleito o melhor treinador da Série B em 2024. Ele chegou ao clube em 4 de maio de 2023 e sedimentou um bom trabalho que culminou no acesso na temporada seguinte à sua chegada.
O feito do treinador levou o clube do interior de São Paulo a disputar a Série A pela primeira vez na história em 2025.
Ao todo, foram 83 partidas no comando. No período, o time venceu 37, empatou 24 e perdeu 22 – um aproveitamento de 54,21% dos pontos disputados.
Na Segunda Divisão de 2024, o Mirassol de Mozart foi vice-campeão, atrás apenas do Santos. A campanha de 67 pontos teve 19 vitórias, 10 empates e nove derrotas.
No fim de novembro daquele ano, o Leão procurou o treinador para a renovação de contrato. Entretanto, o técnico optou por aceitar a proposta do Coritiba e comandar a equipe paranaense em 2025 rumo à Série A.
Mozart no Cruzeiro
Mozart chegou ao Cruzeiro em 10 de junho de 2021, para substituir Felipe Conceição, após a eliminação celeste para a Juazeirense na terceira fase da Copa do Brasil.
A passagem terminou já em 30 de julho, ainda na Série B, quando Mozart pediu demissão com um retrospecto de duas vitórias, sete empates e quatro derrotas em 12 partidas – aproveitamento de apenas 33,3% dos pontos disputados.
Após não conseguir tirar o time da parte de baixo da classificação, o treinador deu lugar a Vanderlei Luxemburgo.