SÉRIE B

Federação sugere torneio para definir campeão da Série B de 1986

Segunda Divisão de 1986 não teve campeão, apenas definição das quatro equipes que subiriam à Série A; federações se unem para criação de torneio

Compartilhe
google-news-logo

Em 1986, a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro não teve um vencedor, apenas a definição dos quatro times que subiram à Série A. Passados 37 anos, federações se unem para criação de uma competição que definiria o campeão daquele ano.

O Torneio Paralelo, nome dado à Série B de 86, terminou com Criciúma-SC, Internacional-SP, Treze-PB e Central-PE entre os classificados. Nesse domingo (5/11), em entrevista ao canal Visão de Jogo, Rubens Angelotti, presidente da Federação Catarinense de Futebol (FCF), afirmou que a criação do novo torneio foi solicitada à Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

“Semana passada eu estive na CBF e conversei com o presidente Ednaldo [Rodrigues], até dei uma sugestão para ele. Como vocês sabem, eram quatro chaves e cada campeão daquela chave obteve o acesso. Eu acho que dar quatro títulos no mesmo campeonato não é o adequado”, disse.

“Então eu sugeri ao presidente que fizesse um sorteio, em que os quatro times fariam semifinal e final em jogo único, e o título da Série B de 1986 fosse dado ao vencedor. Já oficializei essa ideia, a CBF está analisando, ainda não tem uma posição definida, mas eles estão analisando. Todas as quatro federações já fizeram essa reivindicação”, completou Rubens.

Homologação do Torneio Paralelo

Disputado em 1986, o Torneio Paralelo serviu como a Série B daquele ano. Na competição, 36 equipes foram dividas em quatro grupos – nove times em cada – e o primeiro colocado de cada um deles subiu à Série A de 1987.

Em agosto deste ano, as federações de Pernambuco e da Paraíba receberam aval da CBF para que fosse aberto o pedido de homologação da competição como Série B. Dessa forma, o título seria compartilhado entre Criciúma-SC, Internacional-SP, Treze-PB e Central-PE.

Compartilhe
google-news-logo