O Estádio Heriberto Hülse, em Santa Catarina, recebeu o jogo mais “maluco” da 29ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
O líder Criciúma contava com o apoio da torcida para buscar a vitória diante do lanterna Paysandu, na tarde deste domingo (28/9). No entanto, o time paraense demonstrou brio, ganhou de virada por 4 a 2 e respirou na luta contra o rebaixamento.
Os gols do confronto
O primeiro gol do jogo foi do Criciúma. Aos 13 minutos, Felipinho recebeu lançamento de Marcinho e escorou de cabeça para Jhonata Robert. Na entrada da área, o meia-atacante finalizou no canto de Matheus Nogueira: 1 a 0.
Aos 31 minutos, o Paysandu buscou o empate com Réverson: 1 a 1. A virada veio aos 43, em cruzamento de Marlon para o cabeceio de Garcez: 2 a 2.
No último lance da etapa inicial, a velha “lei do ex”. Ex-artilheiro do Papão, Nicolas marcou o gol da igualdade do Criciúma: 2 a 2.
No segundo tempo, o Paysandu se colocou novamente à frente no placar. Em cobrança de falta ensaiada aos 23 minutos, Réverson rolou para Marlon, que finalizou rasteiro. Alisson se abaixou para defender e acabou falhando: 3 a 2.
Por fim, aos 33 minutos, Garcez marcou pela segunda vez no duelo ao se livrar do zagueiro Rodrigo e do goleiro Alisson: Criciúma 2 x 4 Paysadu.
Tabus chegam ao fim
Dois tabus chegaram ao fim com a goleada do Paysandu sobre o Criciúma em Santa Catarina.
No lado do Papão, foi quebrada uma sequência de 11 partidas sem vitória. Curiosamente, o clube paraense havia vencido pela última vez em circunstâncias similares: goleou o então líder da 17ª rodada, o Coritiba, no Estádio Couto Pereira, por 5 a 2.
Já o Tigre perdeu a invencibilidade de nove rodadas (sete vitórias e dois empates) que lhe possibilitou arrancar do sétimo lugar para o topo da classificação.
Criciúma 2 x 4 Paysandu – a ficha do jogo
Criciúma: Alisson; Lucas Dias (João Carlos), Rodrigo e Castán; Marcinho, Gui Lobo (Fellipe Mateus) Matheus Trindade (Juninho), Felipinho e Jhonata Robert; Borasi (Diego Gonçalves) e Nicolas (Jean Carlos). Técnico: Eduardo Baptista
Paysandu: Matheus Nogueira; Edílson Júnior, Maurício Antônio, Thalisson Gabriel e Reverson; Ronaldo Henrique (Pedro Henrique), André Lima e Denner (Ramon Vinícius); Garcez (Vinni Faria), Marlon Douglas (Marcelinho) e Denílson (Petterson). Técnico: Márcio Fernandes
Arbitragem: Afro Rocha de Carvalho Filho (árbitro), Luis Filipe Gonçalves Correa e Schumacher Marques Gomes (auxiliares), todos da Paraíba; José Ricardo Vasconcellos Laranjeira (VAR), de Alagoas.
Motivo: 29ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Data: domingo, dia 28 de setembro de 2025.
Local: Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma (SC).
Gols: Jhonata Robert, 13’ 1ºT, Nícolas, 49’ 1ºT (Criciúma); Réverson, 31’ 1ºT, Garcez, 43’ 1ºT e 33 2ºT, e Marlon Douglas, 23′ 2ºT) (Paysandu).
Cartões vermelhos: Felipinho (Criciúma); Silvano Austrália, preparador de goleiros (Paysandu)
Público: 13.443 torcedores
Renda: R$ 296.450,00
Situação de Criciúma e Paysandu na Série B
O Criciúma mal chegou à liderança da Série B, com 49 pontos somados, e já pode perdê-la. Tanto o segundo colocado Goiás quanto o quarto Coritiba ainda entram em campo no desfecho da 29ª rodada.
Também com 49 pontos, o Esmeraldino fará clássico com o Atlético-GO, às 21h35 de terça-feira (30/9), no Estádio da Serrinha, em Goiânia.
Já o Coritiba, que está com 47 pontos, visitará o Avaí na noite desta segunda-feira (29/9), às 19h30, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC).
Por sua vez, o Paysandu permaneceu na última posição, agora com 25 pontos. América e Volta Redonda, ambos com 30, enfrentam-se nesta segunda-feira (30/9), às 19h, no Independência, em Belo Horizonte.
O Coelho e o Voltaço estão na “porta” do Z4 – os mineiros do lado de fora, em 16º, e o time do Rio de Janeiro dentro, em 17º.
Próximos jogos de Criciúma e Paysandu
- Vila Nova x Criciúma: quinta-feira, 2 de outubro, às 21h30, no Estádio OBA, em Goiânia (GO)
- Paysandu x Cuiabá: quinta-feira, 2 de outubro, às 19h, no Estádio Curuzu, em Belém (PA)