FUTEBOL NACIONAL

Ex-atacante do Cruzeiro se despede como maior artilheiro da história de time da Série B

Atacante três vezes campeão pelo Cruzeiro rescindiu com o clube e vai jogar a Série B do Campeonato Brasileiro por outra equipe

Chegou ao fim, nesta sexta-feira (11/4), a trajetória do ex-atacante do Cruzeiro Sassá pelo Amazonas. Em pouco mais de dois anos jogando pelo time da Série B do Campeonato Brasileiro, o centroavante conquistou dois títulos, marcou gols icônicos e se despede como o maior artilheiro da história do clube.

Sassá foi o “nome” da principal conquista da equipe fundada em 2019: a Série C do Campeonato Brasileiro de 2023. Ele foi o artilheiro da competição, com 18 gols – entre eles, o gol do título da competição, selando vitória de virada por 2 a 1 sobre o Brusque na partida de volta da final, no Estádio Augusto Bauer, em Brusque, após empate por 0 a 0 na ida.

Os feitos do ex-Cruzeiro pela Onça-Pintada para garantir o primeiro troféu nacional da história do futebol baré o credenciaram a receber o título de Cidadão do Amazonas, concedido pelo Diário Oficial do estado após decreto da Assembleia Legislativa amazonense.

No ano passado, que marcou a estreia do Amazonas na Série B, o centroavante balançou as redes 10 vezes. Neste ano, conquistou seu segundo título pela equipe do norte do Brasil – o Campeonato Amazonense – e fez um gol em nove partidas. Ele vinha desfalcando a equipe treinada por Eduardo Barros, ex-auxiliar técnico de Fernando Diniz, devido a lesão.

Maior artilheiro da história do Amazonas

Sassá deixa o Amazonas com 29 gols marcados em 77 partidas disputadas, o que o credencia como o maior artilheiro da história da equipe. Além dos tentos, ele deu quatro assistências ao longo da passagem.

O segundo maior goleador do time manauara é Rafael Tavares, com 21 gols em 92 jogos; e o terceiro é Luan Silva, com 16 gols em 50 partidas.

No âmbito de partidas disputadas, a liderança se inverte: Rafael é o líder, com 92 partidas; e Sassá é o segundo que mais entrou em campo pela equipe, com 77 jogos.

Futuro de Sassá

Sassá está a caminho do Criciúma. Ele deixou Manaus na madrugada desta sexta e já encontra-se na cidade do interior de Santa Catarina.

O Amazonas informou, também nesta sexta, que rescindiu amigavelmente com o jogador. No Tigre, o atacante também disputará a Série B do Campeonato Brasileiro – a equipe sulista foi rebaixada para a Segunda Divisão após terminar no 18º lugar da Série A de 2024.

Sassá pelo Cruzeiro

Sassá chegou ao Cruzeiro em 2017, contratado junto ao Botafogo, time no qual mais se destacou e onde foi revelado para o futebol profissional.

Em solo mineiro, o atacante carioca não conseguiu atender às expectativas nele depositadas, mas teve alguns “lampejos” e chegou a ter bons momentos no início da trajetória. Com a camisa celeste, ele conquistou três títulos: a Copa do Brasil de 2018 e os Campeonatos Mineiros de 2018 e 2019.

Sassá teve duas passagens pelo Cruzeiro. A primeira foi entre 2017 e 2019, ano em que a equipe sofreu o inédito rebaixamento para a Série B. Em 2020, após a queda, o atacante foi emprestado ao Coritiba, que disputava a elite nacional à época, mas voltou para Belo Horizonte no mesmo ano e chegou a disputar 11 jogos da primeira campanha celeste na Segunda Divisão.

No ano seguinte, Sassá voltou a ser emprestado – desta vez, para o Marítimo, de Portugal. Ao fim de 2021, o contrato dele com a Raposa se encerrou. No total, o atcante marcou 20 gols e distribuiu uma assistência em 92 partidas disputadas com a camisa celeste.

Compartilhe