Nas cinco rodadas recentes da Série B do Brasileiro, o Remo tem destacáveis cinco vitórias. A sequência positiva em um torneio tão equilibrado credencia a equipe paraense à realização de um sonho alimentado há mais de 30 anos: o acesso a Série A.
Com 33 partidas disputadas, o Remo ocupa a quarta posição e soma 54 pontos, mesmo número do Criciúma (3º) e o Novorizontino (5º).
A cinco rodadas do fim, a Série B tem, pelo menos, oito postulantes ao acesso. O Coritiba, líder do campeonato, tem 57 pontos, enquanto o Cuiiabá, oitavo, está com 50.
Matemática é aliada na realização do sonho de 30 anos
A última vez em que o Leão disputou a Primeira Divisão foi em 1994, quando ocupou a 23ª posição na classificação geral, com 17 pontos em 24 jogos, após fase de grupos e repescagem.
Desta vez, o Remo precisa de três vitórias para garantir o acesso. Segundo o Departamento de Matemática da UFMG, a equipe que atingir 63 pontos passa a ter 99,2% de chances de acesso.
Atualmente, o Remo tem 49,4% de probabilidade de subir à Série A.
Sob a batuta de artilheiro ex-Cruzeiro
Parte importante da campanha azulina no torneio perpassa pelos pés de um atacante com passagem pelo Cruzeiro: Pedro Rocha, que tem 14 gols em 27 jogos na Série B e é o artilheiro do certame nacional.
O bom desempenho foi determinante em partidas importantes, contra fortes candidatos ao acesso, como na vitória por 1 a 0 sobre o Coritiba e o empate por 1 a 1 frente ao Goiás. Nesses jogos, Rocha fez gols.
Pedro Rocha no Cruzeiro
Pedro Rocha defendeu o Cruzeiro em 2019. Ele disputou 33 jogos, marcou quatro gols e deu três assistências.
Naquele ano, o clube foi rebaixado para a Série B. Foram 36 pontos somados, com sete vitórias, 15 empates e 16 derrotas.
O momento de mais destaque de Pedro Rocha no Cruzeiro foi em uma partida contra o Atlético pelas quartas de final da Copa do Brasil. O atacante marcou um belo gol de fora da área na vitória da Raposa por 3 a 0, no Mineirão.
Duelos restantes serão contra postulantes ao acesso
Das cinco partidas restantes do Remo na Série B, quatro serão contra equipes que ainda buscam o G4. Apenas o Avaí, 11º, já abandonou a luta pelo acesso.
O próximo desafio do Azulino será nesta sexta-feira (24/10), às 21h35, contra o Cuiabá, no Baenão, pela 34ª rodada. Depois disso, terá pela frente Chapecoense, Novorizontino, Avaí e Goiás.