SÉRIE B

Série B tem jogador de time lanterna como artilheiro

Caio Dantas chegou a 11 gols em 27 jogos na Série B ao marcar duas vezes na derrota do Guarani para o Botafogo-SP
Foto do autor
Compartilhe

A Série B do Campeonato Brasileiro de 2024 traz um dado bastante curioso. Embora esteja na lanterna, com 25 pontos em 30 jogos, o Guarani conta com o artilheiro da competição.

O atacante Caio Dantas chegou a 11 gols em 27 jogos na Série B ao marcar duas vezes na derrota do Bugre para o Botafogo-SP, em Ribeirão Preto, pelo placar de 3 a 2. Ele está à frente de Erick Pulga, autor de 10 gols em 28 partidas pelo Ceará.

Gols de Botafogo-SP 3 x 2 Guarani

Aos 31 anos, Dantas tenta ser artilheiro da Série B pela segunda vez. Na primeira, em 2020, marcou 17 gols em 33 apresentações pelo Sampaio Corrêa. O time maranhense fez boa campanha ao terminar em sexto lugar, com 57 pontos.

De acordo com levantamento do site OGol, o pior clube da Segunda Divisão a ter o goleador foi o Ipatinga, em 2010. Naquela edição, o atacante Alessandro fez 21 gols, e a equipe mineira encerrou na penúltima posição, com 41 pontos.

Situação semelhante ocorreu na Série A do Campeonato Brasileiro de 2007, quando o Paraná, 19º colocado, também com 41 pontos, teve o centroavante Josiel no topo dos goleadores, com 20 bolas na rede.

Chance de rebaixamento

Campeão brasileiro em 1978, o Guarani tem 96% de chance de rebaixamento, confromre os cáculos do Departamento de Matemática da UFMG. O clube de Campinas está a nove pontos da Chapecoense, primeira fora do Z4 (16º).

Para evitar o descenso à Série C, o Bugre necessita de pelo menos seis vitórias e um empate (19 pontos) nos oito duelos restantes. Isso faria o time alcançar 44 pontos, com apenas 9% de risco de queda.

O Guarani volta a campo diante do CRB, às 21h desta segunda-feira (14/10), no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas, no complemento da 31ª rodada.

Compartilhe