FUTEBOL NACIONAL

Após câncer e aposentadoria, meia volta ao futebol e fecha com time da Série B

Carreira do jogador é marcada por altos e baixos, lesões e drama pessoal; relembre a trajetória dele no futebol e veja porque ele resolveu 'abandonar' a aposentadoria
Foto do autor
Compartilhe

Ex-Grêmio, o meia Jean Pyerre desistiu da aposentadoria e fechou com o Ituano para a temporada 2024. O time paulista da Série B anunciou a contratação do jogador nesta sexta-feira (22/12), com vínculo por duas temporadas. Aos 25 anos, o atleta já passou por vários percalços na carreira – incluindo a descoberta de um câncer – e chegou a desistir do futebol profissional, mas mudou de ideia e resolveu voltar.

Meia de muito talento, Jean foi revelado pelo Grêmio e subiu ao time principal em 2019. A passagem dele pelo tricolor gaúcho foi marcada por altos e baixos, polêmicas e muitas lesões.

O jogador foi titular da equipe de Renato Portaluppi em várias partidas, chegou a vestir a ‘camisa 10’ e marcou gols importantes. Mas também teve momentos ruins, partidas em que sofreu críticas por atuações abaixo do esperado e lesões sérias.

Descoberta de câncer

No início de 2022, após perder espaço no Grêmio, Jean Pyerre foi emprestado ao Girensunspor, da Turquia.

Contudo, o contrato de empréstimo foi rompido – nos exames médicos, o jogador foi diagnosticado com câncer em um dos testículos. Felizmente, foi só um ‘susto’: o tumor descoberto era benigno e foi retirado em cirurgia, sem maiores problemas.

Volta ao futebol após o câncer

Menos de dois meses após a cirurgia, Jean já estava apto a voltar para o futebol. Em abril de 2022, foi emprestado pelo Grêmio ao Avaí, para a disputa da Série A.

No time catarinense, contudo, o meia não conseguiu se destacar: foi titular em apenas seis das 23 partidas disputadas pela equipe e marcou só um gol. Naquele ano, o Avaí terminou o Campeonato Brasileiro na lanterna e foi rebaixado para a Série B.

Aposentadoria

Após o fim da temporada de 2022, os empresários de Jean Pyerre anunciaram a aposentadoria do jogador.

O jogador sofreu com quadro de depressão, consequência do drama pessoal após a descoberta do câncer, do insucesso na busca por voltar ao bom desempenho e pelo clima complicado no Grêmio, que não quis aproveitá-lo após o fim do empréstimo para o Avaí.

Jean, contudo, nunca disse que a aposentadoria seria definitiva. Ele pretendia dar pausa na carreira para refletir e se tratar psicologicamente, e não descartou voltar ao futebol. Em agosto, ele chegou perto de ir para o Vancouver Whitecaps, time da Major League Soccer (MLS), a liga de futebol dos Estados Unidos.

Durante todo o ano, ele atuou de forma amadora em ligas de futebol de sete e no futebol de várzea. Também em agosto, ele foi anunciado pelo FC Bom Jesus, do Rio Grande do Sul, para disputar a Liga Regional de Futebol Amador.

Volta ao futebol profissional

Após mais de um ano sem atuar profissionalmente, Jean Pyerre finalmente retornará aos gramados com a camisa do Ituano.

Na temporada 2024, o time de Itu, cidade do interior de São Paulo, vai disputar o Campeonato Paulista, a Série B e a Copa do Brasil. Veja o que o ex-Grêmio falou sobre a decisão de voltar para o futebol:

Logicamente estou com saudades do futebol. Quando eu parei de jogar, estava muito convicto do que eu queria. Não foi uma decisão tomada da noite para o dia. Assim como a decisão de retornar ao futebol foi aos poucos, dia após dia durante o ano.

Sou muito novo para parar. Independentemente do que as pessoas falam, se bom ou ruim, o importante é minha felicidade. Este é o momento de voltar e matar essa saudade. Estou feliz por poder voltar. Ainda não está completo, porque se pudesse, seria bom acelerar. Quero estar treinando, jogando e cumprindo a rotina do futebol que senti falta

Jean Pyerre, meia contratado pelo Ituano
Compartilhe