FUTEBOL NACIONAL

Série A de 2025 deverá ter dois estreantes; conheça as equipes

Novorizontino e Mirassol são sensações da atual Série B do Campeonato Brasileiro e caminham para confirmar acesso à elite
Foto do autor
Compartilhe

A três rodadas do fim da Série B do Campeonato Brasileiro, duas equipes paulistas, além do líder Santos, estão em situação confortável e a poucos passos de confirmar o acesso à Primeira Divisão. São elas Novorizontino e Mirassol, que ocupam o segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Caso as equipes de fato de classifiquem à Série A, 2025 será o primeiro ano em que os clubes disputarão a elite nacional. O No Ataque traz, a seguir, um pouco da história de cada um.

Mirassol

Fundado em 1925, o Mirassol é sediado na cidade homônima de 63 mil habitantes, no interior de São Paulo. Durante os primeiros anos, o clube viveu alternâncias entre o futebol profissional e amador.

A partir de 1951, a instituição se consolidou no futebol profissional, mas a ascensão nacional só ocorreu no século seguinte. Em 2020, o clube caiu para o Corinthians na semifinal do Campeonato Paulista e, na Série D, conquistou o título.

Em 2022, o Mirassol foi ainda mais longe. Venceu a Série C sobre o Mirassol e conquistou a vaga na Segunda Divisão pela primeira vez.

Na última temporada, sonhou com o acesso à elite, mas terminou em sexto lugar, a um ponto do G4. Neste ano, a tendência é que a classificação seja conquistada, já que o Leão Caipira, que tem 62 unidades, soma cinco a mais que o quinto colocado.

Novorizontino

Fundado em em março de 2010, o Novorizontino tem colecionado acessos às principais divisões do futebol nacional. Em 2018, disputou a Série D pela primeira vez. Na terceira temporada, em 2020/2021, conquistou a qualificação para a Série C.

Em 2021, o clube se classificou para a Série B. O primeiro ano na Segunda Divisão foi complicado, pois a equipe paulista passou o campeonato na parte de baixo da tabela e se livrou do rebaixamento apenas na última rodada, graças a vitória do Cruzeiro sobre o CSA – que caiu para a Série C.

Na última temporada, o Tigre esteve muito perto de conquistar o acesso à elite. O aurinegro terminou a Série B em quinto lugar, com 63 pontos – um a menos que o Atlético-GO, que subiu em quarto, com 64.

Vice-líder, com 63, o Novoriztonino se vê a seis de distância do quinto colocado desta temporada. O clube do interior também mira o Santos, que está na ponta com 65.

Classificação da Série B

  1. Santos – 65 pontos
  2. Novorizontino – 63 pontos
  3. Mirassol – 62 pontos
  4. Sport – 59 pontos
  5. Ceará – 57 pontos
  6. Goiás – 54 pontos
Compartilhe