O Novorizontino, equipe sediada em Novo Horizonte, em São Paulo, município com 38.324 habitantes, segundo o Censo do IBGE em 2022, completou um mês sem vencer na Série B do Brasileiro. A última vitória foi no dia 23 de julho, contra o Goiás, por 1 a 0.
A má sequência, com três derrotas e dois empates, custou o emprego do técnico Umberto Louzer, demitido nesta segunda-feira (25/8). O treinador comandou a equipe por 24 jogos: nove vitórias, oito empates e sete derrotas.
O clube do interior paulista teve um bom início de Série B e ficou por 13 rodadas no G4. No entanto, a recente queda de rendimento impactou o posicionamento na tabela.
Na 18ª rodada, o Tigre doo Vale tinha 34 pontos, enquanto o Remo, quinto colocado, somava 29. Agora, na 23ª rodada, o Novorizontino está fora do G4, em quinto lugar, com 36 pontos.
Acesso perdido na última rodada em dois anos seguidos
O Novorizontino bateu na trave na briga pelo acesso à elite do Campeonato Brasileiro nas duas edições anteriores da Série B.
Em 2023, o clube chegou à ultima rodada com chances de acesso. Para subir, era necessário ganhar do Criciúma e torcer contra rivais diretos. O aurinegro fez a parte que lhe cabia. Porém, os demais resultados não favoreceram. Assim, o Novorizontino fechou em quinto, com 63 pontos.
Em 2024, a equipe liderou a competição por oito rodadas, ficou por quatro meses no G4 e tinha 96,69% de chances de atingir o êxito. Na 35ª rodada, quando venceu a Chapecoense, passou a ocupar a segunda colocação, com 63 pontos.
No entanto, após empatar um jogo e perder dois dos que estavam pendentes, o Novorizontino foi a 64 pontos, deixando a quarta posição para o Ceará, que subiu para a Primeira Divisão graças à vantagem no número de vitórias: 19 a 18.