SÉRIE B

Ex-atacante do Cruzeiro termina Série B como artilheiro; veja ranking

Pedro Rocha, de 31 anos, encerrou Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro com 15 gols e grande destaque ofensivo do Clube do Remo

Compartilhe
google-news-logo

Ex-jogador do Cruzeiro, o atacante Pedro Rocha foi o artilheiro da Série B do Campeonato Brasileiro de 2025, que se encerrou neste domingo (23/11). O atleta de 31 anos marcou 15 gols em 32 partidas e se destacou como principal arma ofensiva do Remo.

Pedro Rocha ainda contribuiu com oito assistências ao longo da competição. Se individualmente foi bem, coletivamente o atacante se saiu melhor ainda e celebrou o principal objetivo do clube: conquistou o acesso à Série A do ano que vem.

Na 38ª e última rodada, a equipe paraense derrotou o Goiás de virada por 3 a 1, no Mangueirão, em Belém, no Pará. Desse modo, chegou aos 62 pontos, na quarta posição.

No jogo do acesso, Pedro Rocha brilhou ao fazer o gol de empate e dar duas assistências para os gols do também atacante João Pedro.

Ranking de artilheiros da Série B

  • Pedro Rocha (Remo) – 15 gols
  • Carlão (Ferroviária) – 13 gols
  • Cléber (Avaí) – 13 gols
  • Willian Bigode (América) – 11 gols
  • Anselmo Ramon (Goiás) – 10 gols
  • Kevin Ramírez (Amazonas) – 10 gols
  • Alisson Safira (Cuiabá) – 10 gols

Pedro Rocha pelo Cruzeiro

Pedro surgiu como grande promessa no Grêmio, em 2015. No ano seguinte, ele foi algoz do Atlético na final da Copa do Brasil. Com grande atuação, o atacante levou o tricolor gaúcho ao tetracampeonato do torneio nacional.

Após não se firmar no Spartak Moscou, clube para o qual foi vendido pelo Grêmio em 2018, o atacante foi emprestado ao Cruzeiro em 2019. Na Raposa, Rocha fez parte do elenco que foi “manchado” pela inédita queda à Série B do Campeonato Brasileiro.

Pedro Rocha no Remo - (foto: Samara Miranda/Remo)
Pedro Rocha é artilheiro da Série B (foto: Samara Miranda/Remo)

Com a camisa celeste, Pedro não teve grande desempenho e não correspondeu às expectativas de quem esperava que ele repetisse as grandes atuações pelo Grêmio. Foram apenas quatro gols e três assistências em 33 partidas.

O atacante, no entanto, desperta uma boa memória no torcedor do Cruzeiro: ele marcou dois gols na icônica goleada por 3 a 0 sobre o Atlético, no Mineirão, pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil, Na volta, o arquirrival alvinegro venceria por 2 a 0, placar insuficiente para reverter o cenário.

Última vez do Remo na Série A

O Remo volta à Série A após 31 anos. A última vez do time na elite do futebol nacional foi em 1994, quando foi um dos rebaixados à Segunda Divisão.

Naquela oportunidade, os paraenses disputam 24 jogos, com seis vitórias, cinco empates e 13 derrotas.

Norte volta à Série A

Será a primeira vez de um clube do Norte do Brasil na Série A após 21 anos.

A última vez que um nortista disputou a elite do futebol nacional foi em 2005. Na ocasião, o Paysandu – arquirrival do Remo – foi rebaixado como 21º (e penúltimo) colocado da competição.

O Brasileirão de 2005 ainda tinha 22 participantes e foi o último antes da adoção do formato atual, com 20 clubes. Ou seja, nenhuma equipe do Norte disputou o modelo em vigor da Série A.

Naquela edição, o Papão fez uma campanha com 41 pontos – 12 vitórias, cinco empates e 25 derrotas, 63 gols marcados, 92 sofridos e saldo negativo de 29. Só o Brasiliense foi pior, com os mesmos 41 pontos, mas na lanterna por conta dos critérios de desempate.

Compartilhe
google-news-logo