CAMPEONATO BRASILEIRO

Santos empata com Vila Nova, mas segue na liderança da Série B do Brasileiro

Com o resultado, o Peixe segue na liderança da competição, agora com 29 pontos; Vila Nova é o segundo, e o América o terceiro
Foto do autor
Compartilhe

Santos e Vila Nova ficaram no empate por 1 a 1, nesta quinta-feira (18/7), no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), em Goiânia, pela 16ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Furch colocou os visitantes na frente, enquanto Jemmes igualou. Os paulistas jogaram com um a mais a partir dos 30 minutos do segundo tempo, quando Henrique Almeida foi expulso.

Com o resultado, o Peixe segue na liderança da competição, agora com 29 pontos, um a mais que o Tigre, que aparece em segundo. O Alvinegro Praiano não pode perder a ponta nesta rodada, mas o América pode igualar o número de pontos caso vença o Amazonas, no próximo sábado.

O Santos volta a campo na segunda-feira, quando recebe o Coritiba, pela 17ª rodada da Série B. A bola rola no gramado da Vila Belmiro a partir de 20h. Na terça, às 21h30, o Vila Nova visita a Ponte Preta.

O jogo

A primeira etapa começou bem morna em Goiânia. Atuando fora de casa, o Santos tentou dominar a posse de bola para não deixar os mandantes crescerem. E a estratégia funcionou bem. Assim, os paulistas foram se lançando ao ataque aos poucos.

A primeira chance real saiu com 10 minutos, em cobrança de escanteio de Otero. Furch subiu sozinho e cabeceou por cima, tirando tinta do travessão. Instantes depois, Escobar foi acionado na ponta esquerda após grande jogada coletiva e achou Serginho livre. O meia, porém, furou.

Aos 22, Furch recebeu cruzamento na área e cabeceou em cima de Quintero. Os atletas do Peixe pediram pênalti, alegando toque de mão, e Rodrigo Jose Pereira de Lima foi chamado para o VAR. Após cerca de quatro minutos de revisão, o árbitro decidiu não marcar nada.

Do outro lado, o Vila Nova assustou aos 40. Elias recebeu na direita e cruzou. Na tentativa de cortar, João Schmidt acabou mandando contra a própria meta. Atento, Gabriel Brazão fez grande defesa.

2º tempo

Na volta do intervalo, os mandantes tentaram pressionar, mas quem acabou balançando as redes foram os visitantes. Com nove minutos, Guilherme cruzou, Serginho desviou e Furch aproveitou para testar para o fundo do gol.

Na sequência, quase saiu o segundo. Otero dominou com liberdade no meio e buscou o ângulo. Dênis Júnior voou e fez ótima intervenção.

Já aos 19, o Vila Nova buscou o empate. Jemmes aproveitou cobrança de escanteio e cabeceou no cantinho, sem chances para Brazão.

Nos minutos seguintes, o time goiano seguiu em cima. Aos 31, Henrique Almeida foi acionado na meia-lua, deu um chapéu em Gil e, na hora de finalizar, foi bloqueado pelo goleiro. No lance, o atacante acabou atingindo o arqueiro e recebeu o seu segundo amarelo. Assim, o Santos ficou com um a mais em campo.

Com um a mais, o Peixe passou a dominar a posse de bola e quase marcou o segundo aos 45. João Schmidt recebeu bom passe na entrada da área e soltou uma bomba. A bola passou raspando a trave. Na sequência, Guilherme arriscou de longe e Dênis segurou firme, garantindo o empate.

VILA NOVA 1 X 1 SANTOS

Local: Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), em Goiânia (GO)
Data: 18 de julho de 2024, quinta-feira
Horário: 20h (de Brasília)
Árbitro: Rodrigo Jose Pereira de Lima (Fifa/PE)
Assistentes: Francisco Chaves Bezerra Junior (PE) e Luis Filipe Gonçalves Correa (PB)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (VAR-Fifa/RJ)
Cartões amarelos: Henrique Almeida (Vila Nova)
Cartão vermelho: Henrique Almeida (Vila Nova)

Gols: Jemmes, aos 19 do 2ºT (Vila Nova); Furch, aos 9 do 2ºT (Santos)

Vila Nova: Dênis Júnior; Elias, Quintero, Jemmes e Rhuan; Ralf (Luciano Naninho), Cristiano e Arilson; Juan Christian (João Vitor), Henrique Almeida e Alesson (Marcondes)
Técnico: Luizinho Lopes

Santos: Gabriel Brazão; JP Chermont (Souza), Jair, Gil e Escobar (Hayner); João Schmidt, Diego Pituca e Serginho (Miguelito); Otero (Pedrinho), Furch (Willian) e Guilherme
Técnico: Fábio Carille

Compartilhe