O técnico Enderson Moreira, ex-Cruzeiro e América, anunciou neste sábado (18/11) que não continuará no Sport em 2024. A decisão foi tomada em meio à queda de rendimento do Leão da Ilha no returno da Série B do Campeonato Brasileiro.
Enderson confirmou que sairá do Rubro-Negro de Pernambuco em entrevista ao ge.globo depois da derrota por 1 a 0 para o Vitória, no estádio Barradão, em Salvador. O treinador admite que poderia ter deixado o clube antes.
“A gente tem que entender ciclos. E o ciclo do Enderson poderia ter sido encerrado um pouco antes. Talvez no momento em que a gente não estava conseguindo o resultado”.
Enderson Moreira
O Sport encerrou o turno da Série B no G4, em quarto lugar, com 35 pontos. No returno, somou 25 em 18 partidas e caiu para oitavo, com 60. O acesso ficou difícil porque o clube depende do tropeço de no mínimo quatro concorrentes na 38ª rodada.
“Houve de alguma forma tentativa de poder buscar. Busquei alternativas. Vim como toda a minha energia e toda força. Acho que fizemos coisas muito boas, mas o principal objetivo da temporada (…). Matematicamente (existe chance), mas é muito difícil. A gente depende não só do nosso resultado, mas de mais cinco. É muito improvável”.
Briga pelo acesso
A Série B tem até o momento dois times confirmados na A em 2024: Vitória, campeão (72); e Criciúma, segundo colocado (64). Juventude (3º – 62), Vila Nova-GO (4º – 61), Atlético-GO (5º – 61), Novorizontino (6º – 60), Mirassol (7º – 60), Sport (8º – 61) e Guarani (9º – 57 e um jogo a menos) ainda têm chances de promoção.
No caso do Sport, a conta é complexa: além de ganhar do Sampaio Corrêa, o time tem de torcer por derrota do Juventude para o Ceará e no máximo empates nos jogos ABC x Vila Nova, Atlético-GO x Guarani, Novorizontino x Criciúma e Tombense x Mirassol.
Enderson Moreira
Enderson Moreira é um dos principais treinadores da Série B. Ele conquistou três vezes a competição: Goiás, em 2012; América, em 2017; e Botafogo, em 2021.
O comandante ainda dirigiu o Cruzeiro no começo da Segunda Divisão de 2020, porém teve o trabalho prejudicado em função de uma punição na Fifa que fez o clube iniciar com seis pontos negativos.
Na Raposa, Enderson ganhou os três primeiros jogos na Série B, mas acumulou, posteriormente, cinco confrontos sem vitória e acabou desligado pela gestão do então presidente Sérgio Santos Rodrigues.