SÉRIE B

Vitória garante primeiro título nacional depois de quatro vices

Torcedor do Leão da Barra soltou o grito de campeão em nível nacional após bater na trave em quatro oportunidades
Foto do autor
Compartilhe

O torcedor do Vitória, finalmente, soltou um grito que estava preso na garganta. Após quatro vices, o Leão da Barra conquistou o primeiro título nacional da sua história na noite desta terça-feira (14/11). A equipe se tornou campeã da Série B do Campeonato Brasileiro de 2023 mesmo sem entrar em campo.

Único time que ainda sonhava com a taça da Segunda Divisão além do Vitória, o Criciúma empatou com o Guarani por 1 a 1 no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, pela 36ª rodada do torneio nacional. Com isso, o Leão garantiu a conquista com duas rodadas de antecipação.

O título inédito é um grande marco nos 124 anos de história do Esporte Clube Vitória. A primeira conquista nacional pôs fim em uma provocação de torcedores rivais, que faziam questão de citar que o Leão bateu na trave em quatro oportunidades em nível nacional.

A boa geração do Vitória na década de 1990 garantiu o vice-campeonato da Série B de 1992 e do Brasileirão de 1993. Já no século 21, o time ficou em segundo na Série C de 2006 e na Copa do Brasil de 2010, contra o Santos de Neymar e Paulo Henrique Ganso.

Com isso, a taça da Série B se junta ao tetracampeonato da Copa do Nordeste e às 29 conquistas do Campeonato Baiano como as principais glórias do Vitória.

Para somar mais troféus nacionais em 2024, o Leão da Barra terá ainda mais desafios, já que disputará o Brasileirão e a Copa do Brasil. Porém, na competição de mata-mata, o time já entrará na terceira fase devido ao título da Série B de 2023.

Compartilhe