A primeira fase da Série C do Campeonato Brasileiro 2023 chegou ao fim nesse sábado (26/8). Além dos oito classificados para a segunda fase da competição, foram definidos os quatro rebaixados. América-RN e Pouso Alegre, que conquistaram o acesso na última edição de Série D como campeão e vice, respectivamente, estão de volta à Quarta Divisão Nacional.
O time de Natal perdeu para o Floresta por 1 a 0 e terminou a disputa em 18º, com 19 pontos e apenas quatro vitórias em 19 partidas. A campanha do último campeão contou ainda com sete empates e oito derrotas.
Enquanto isso, a equipe de Minas Gerais, derrotada na última rodada pelo São José por 2 a 1, ficou em último, com 12 pontos. Com uma das piores defesas da competição, o Pouso Alegre venceu apenas três partidas, tendo empatado três e perdido outras 13.
Leia também:
- Série D: Athletic vence Bahia de Feira e dá passo importante rumo ao acesso
- Jogador agride adversário com chute e causa confusão na Série C
Manaus, com 20 pontos e em 17º lugar, e Altos, penúltimo, com 13, foram os outros rebaixados.
Em contrapartida, os dois semifinalistas derrotados na Série D 2022 se classificaram para a segunda fase da Série C 2023. Em boa campanha, o Amazonas terminou a primeira fase em terceiro lugar. O São Bernardo, por sua vez, conquistou a última vaga para a segunda fase do torneio, em oitavo lugar.
Na Série D 2022, o Amazonas foi eliminado pelo Pouso Alegre nas semifinais, enquanto o São Bernardo caiu diante do América-RN.
Confira os classificados à segunda fase da Série C:
- Operário-PR
- Volta Redonda
- Amazonas
- Brusque
- São José-RS
- Botafogo-PB
- Paysandu
- São Bernardo
Agora, os oito classificados disputam dois quadrangulares distintos, e os líderes de cada grupo avançam à disputa do título. Além dos finalistas, os segundos melhores das chaves garantem vaga na Série B de 2024.
- Grupo B: Operário, Brusque, São José e São Bernardo
- Grupo C: Volta Redonda, Amazonas, Botafogo-PB e Paysandu