Único mineiro vivo na Série D do Campeonato Brasileiro 2023, o Athletic está a um passo de conquistar o acesso à Terceira Divisão pela primeira vez em sua história. O Esquadrão venceu o Bahia de Feira, na Bahia, por 2 a 0 no jogo de ida das quartas de final. Agora, pode até perder por um gol de diferença no duelo para ficar com a vaga nas semifinais e na Série C do próximo ano.
Caso consiga o acesso, o Athletic será o quarto time mineiro a subir à Terceira Divisão. Tupi (duas vezes), Tombense e Pouso Alegre foram as equipes de Minas Gerais que conseguiram tal feito. Relembre as campanhas do acesso.
Campanhas do acesso
Tupi: 2011
Em 2011, o Tupi conquistou o acesso e ainda ficou com o título da Série D. No Grupo A5, passou em 1º lugar, com 14 pontos. Nas oitavas de final, perdeu o jogo de ida para o Volta Redonda, mas tirou a diferença na volta, ao vencer por 4 a 2.
Na fase seguinte, venceu o Anapolina por 4 a 1 no primeiro jogo e empatou o segundo por 2 a 2, ficando com a vaga nas semifinais e conquistando o acesso à Série C.
Com duas vitórias em cima do Oeste, por 3 a 0 e 3 a 1, o Tupi chegou à grande final e conquistou o título ao bater o Santa Cruz em duas oportunidades, por 1 a 0 e 2 a 0.
Naquele ano, Santa Cruz, Cuiabá e Oeste também subiram de divisão.
Leia também:
- Campeão e vice da Série D em 2022 são rebaixados na Série C
- Jogador agride adversário com chute e causa confusão na Série C
Tupi: 2013
Apesar do sucesso com o acesso, a Série C de 2012 não foi das melhores para o Tupi, que retornou à Série D no ano seguinte. No entanto, o acesso veio novamente, dessa vez sem título. O time mineiro ficou em terceiro lugar.
Na primeira fase, passou em primeiro no Grupo A6. Com dois empates nas oitavas de final, avançou de fase após o Aparecidense ser eliminado da competição por decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
Nas quartas, empatou por 1 a 1 com o Mixto no jogo de ida e ficou com a classificação e o acesso após vencer por 3 a 2 na volta. Na fase seguinte, caiu contra o Juventude. Perdeu a ida por 4 a 0 e até venceu por 1 a 0, mas não foi o suficiente para chegar novamente à final.
Tombense: 2014
Em 2014, foi a vez de o Tombense brilhar e conquistar acesso e título. No Grupo A6, passou em primeiro, com 18 pontos, para enfrentar o Metropolitano nas oitavas de final. Após empatar por 1 a 1 a partida de ida, o time mineiro garantiu vaga na fase seguinte com uma vitória por 1 a 0.
Nas quartas, venceu o Moto Club por 2 a 0, após empatar no jogo de ida por 2 a 2, e ficou com a classificação. Na semifinal, bateu de frente com o Confiança. Venceu a ida por 1 a 0, empatou a volta por 1 a 1 e chegou à decisão contra o Brasil de Pelotas.
Com dois empates sem gols, o título foi decidido nos pênaltis, e o Tombense levou a melhor por 4 a 2.
Pouso Alegre: 2022
Em 2022, no Grupo A6, o Pouso Alegre, com 26 pontos, passou em primeiro lugar para a segunda fase, chegando à terceira e posteriormente às etapas finais.
Com duas vitórias em cima do ASA, por 2 a 0 e 1 a 0, conquistou vaga nas semifinais. Então, venceu o Amazonas duas vezes por 1 a 0 e foi à decisão.
No entanto, perdeu o título para o América-RN. Foi derrotado por 2 a 0 na ida, venceu a volta por 1 a 0, mas não conseguiu a taça.
Do que o Athletic precisa para subir?
Único mineiro no páreo na Série D, o Athletic pode até perder por um gol que ainda assim avançará às semifinais e, consequentemente, subirá à Série C. Se o Bahia de Feira ganhar por dois gols de diferença, levará o confronto para os pênaltis.
A campanha do Athletic até o momento na Quarta Divisão nacional é de 12 vitórias, três empates e quatro derrotas em 19 jogos. Com os dois gols em cima do Bahia de Feira, Brandão, artilheiro do time, chegou a sete na competição.