SÉRIE C

Série C: veja jogadores ex-Cruzeiro e Atlético que se destacam na competição

Terceira Divisão do futebol brasileiro já está nas rodadas decisivas e conta com ex-atletas de Galo e Raposa como destaques
Foto do autor
Compartilhe

A Série C do Campeonato Brasileiro está próxima da definição. Os times terão mais duas rodadas na fase final, as quais decidirão os clubes que subirão para a Segunda Divisão – Brusque já garantiu a vaga. As partidas decisivas ocorrerão nos próximos finais de semana: quinta rodada nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, e sexta rodada em 7 e 8 de outubro. 

Em meio aos principais jogadores da Série C, alguns ex-atletas de Atlético e Cruzeiro se destacam, como Sassá, artilheiro da competição com 15 gols em 19 jogos. Veja abaixo os principais nomes da Terceira Divisão que passaram por Galo e Raposa. 

Sassá, no Amazonas

O grande nome da Série C é um ex-Cruzeiro que joga no Amazonas. Com média de 0,79 gols por partida, Sassá é artilheiro de forma isolada da competição: são 15 gols, enquanto o vice-goleador, Ítalo, do Volta Redonda, tem 11 bolas na rede. 

Com passagens vitoriosas no clube mineiro – bicampeão da Copa do Brasil e do Mineiro -, Sassá se tornou a referência do time de Manaus. Nas últimas duas partidas, o centroavante de 29 anos marcou dois gols e ajudou o Amazonas a alcançar a segunda posição do Grupo C da Série C, posição que garante acesso à Segunda Divisão.

Patric, no Amazonas

Ele passou por Atlético, Cruzeiro, América e Athletic em Minas Gerais, mas as dez temporadas pelo Galo, entre 2011 e 2020 – que contaram com empréstimos para seis clubes diferentes -, fez Patric ter uma identificação com a torcida alvinegra. Agora, o lateral-direito de 34 anos defende as cores do Amazonas, junto de Sassá, e é titular absoluto desde a chegada.

Patric foi contratado já para a reta final da Série C e estreou de forma imediata. Anunciado em 25 de agosto, ele foi titular no dia seguinte e seguiu na escalação principal nas quatro partidas seguintes. Mesmo deixando o clube em boa colocação em busca da vaga para a Série B, o lateral ainda não participou de gols.

Robinho, no Paysandu

Enquanto Sassá é o grande artilheiro da Série C, outro jogador que conquistou muitos títulos pelo Cruzeiro está se destacando individualmente na competição. O meio-campista Robinho é o organizador de jogadas do Paysandu, time que está na liderança do Grupo C da Série C, com dez pontos – o Papão precisa de um empate em duas partidas para garantir a vaga na Segunda Divisão.

Com cinco assistências, o meia de 35 anos é um dos três jogadores que mais deram passes para gols na “Terceirona”. Além disso, o capitão da equipe, que se “espantou” com a torcida do Paysandu nesta semana, marcou dois gols nas 16 partidas que fez no torneio nacional. 

Felipe Augusto, no Operário

Outro destaque da Série C passou pelo Cruzeiro enquanto o clube estava na Segunda Divisão. O ponta Felipe Augusto, que esteve na Raposa em 2021, representa o Operário na “Terceirona” e ainda sonha com o acesso à Série B, já que o time, mesmo na quarta colocação do Grupo B, está apenas um ponto atrás do São Bernardo. 

O mineiro de Governador Valadares tem a responsabilidade de seguir participando de gols para proporcionar ao “Fantasma” a volta à Segunda Divisão. Felipe Augusto tem sete gols e duas assistências em 19 partidas – todas como titular. Além disso, a fase do ex-Cruzeiro é boa: são seis participações em gols nos últimos nove jogos.

Rodrigo Souza, no São Bernardo

Com passagem pelo Cruzeiro em 2014, Rodrigo Souza é um dos ex-jogadores que passaram pelos grandes clubes de Belo Horizonte com destaque na Série C. Na Raposa, ele fez apenas oito partidas e não marcou gols, porém, no São Bernardo, nove anos depois, o meio-campista de 35 anos tem função importante na equipe do técnico Márcio Zanardi.

Titular em 21 das 23 partidas possíveis, o volante participou de apenas um gol – assistência em 12 de agosto -, mas é peça fundamental da equipe no meio-campo ao lado de Romisson. O São Bernardo de Rodrigo Souza está na segunda colocação do Grupo B com quatro pontos e está brigando por uma vaga com São José-RS e Operário, pois o Brusque já subiu.

Alessandro Vinicius e Vinícius Popó

Algumas crias da base de Cruzeiro e Atlético tentam se consolidar no futebol em clubes da Série C. Representante dos times que ainda seguem na competição, Alessandro Vinicius, que surgiu no Galo, e Vinicius Popó, revelado pela Raposa, estão ganhando minutos na “Terceirona”.

O ponta Alessandro Vinicius participou de 17 das 23 partidas do São José-RS na Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro e deu duas assistências, mas ainda busca o primeiro gol. Já o centroavante Popó tem três bolas na rede, mas é reserva no Operário: esteve em 13 das 23 partidas do clube na Série C e só sete vezes começou como titular. 

Compartilhe