FUTEBOL NACIONAL

Série C: veja o cenário da briga pelo acesso na última rodada

Sexta rodada dos quadrangulares será no sábado e domingo, 7 e 8 de outubro. Confira a situação de cada clube participante da segunda fase
Foto do autor
Compartilhe

A Série C do Campeonato Brasileiro definirá no sábado (7/10) e no domingo (8/10) os promovidos à Segunda Divisão Nacional. Como estão a briga pelas vagas? No Ataque mostra a seguir o cenário de cada clube.

Grupo B

Brusque, 12 pontos: garantiu o acesso ainda na quarta rodada ao vencer o Operário-PR, fora de casa, por 2 a 1. No jogo seguinte, perdeu para o São Bernardo, também como visitante, por 2 a 0. Assegurado na final, cumprirá tabela contra o São José-RS, que, por sua vez, tem chance de subir.

São Bernardo, 7 pontos e +1 gol de saldo: assumiu a vice-liderança da chave ao bater o Brusque em casa, por 2 a 0. Agora, pegará o Operário, no Paraná. Se vencer, vai à Série B 2024. Um empate pode ajudar, já que o São José teria que ganhar do Brusque por três gols. Em caso de derrota, o São Bernardo será eliminado, pois o próprio Operário subirá uma posição.

São José, 5 pontos e -2 gols de saldo: a combinação ideal aponta vitória simples sobre o Brusque e derrota do São Bernardo para o Operário. Se o clube paulista empatar, o São José necessita de uma goleada em Santa Catarina.

Operário, 4 pontos e -1 gol de saldo: apesar da lanterna, as perspectivas de ascensão à Série B são razoáveis. Primeiramente, o Fantasma precisa fazer a própria parte contra o São Bernardo. Qualquer triunfo coloca o clube paranaense à frente do paulista no saldo ou número de gols marcados. Além disso, tem de torcer por empate ou derrota do São José contra o Brusque.

Jogos no domingo (8/10), às 16h

  • Operário-PR x São Bernardo-SP
  • Brusque-SC x São José-RS

Grupo C

Paysandu, 10 pontos e +2 gols de saldo: o caminho mais curto é buscar os três pontos em Volta Redonda para chegar a 13 e disputar a final da Série C contra o Brusque. Se o Papão empatar, a promoção é certa, mas a vaga na final passa a depender do placar de Amazonas x Botafogo-PB. O clube paraense também tem chance de subir com derrota, desde que seja por no máximo um gol de diferença ou que o Amazonas perca.

Amazonas, 9 pontos e +3 gols de saldo: um empate com o lanterna Botafogo-PB já é suficiente para subir, pois o clube amazonense terá melhor saldo que Paysandu e Volta Redonda caso os três terminem com dez pontos. Se vencer, irá a 12 e sonhará com o primeiro lugar que vale vaga na final da Série C. Nessa circunstância, o Papão não poderia superar o Voltaço.

Volta Redonda, 7 pontos e -2 gols de saldo: ganhou sobrevida na competição ao bater o Botafogo-PB por 2 a 1, em João Pessoa, na Paraíba. Agora, terá o apoio da torcida no duelo com o Paysandu. A missão inicial é vencer por dois gols de diferença para ir a dez pontos e levar a melhor no critério de confronto direto. Para avançar à final, terá de secar o Amazonas contra o eliminado Botafogo.

Botafogo-PB, 3 pontos: com a derrota para o Volta Redonda no confronto anterior, não tem mais chances de acesso e apenas cumprirá tabela na sexta rodada diante do Amazonas.

Jogos no sábado (7/10), às 18h

  • Volta Redonda x Paysandu
  • Amazonas x Botafogo-PB

Regulamento da Série C

Na Série C 2023, 20 clubes se enfrentaram em turno único, totalizando 19 rodadas. Os oito melhores se classificaram para a segunda fase, e os quatro piores caíram para a Série D em 2024 (Manaus, América-RN, Altos-PI e Pouso Alegre).

Na segunda fase, os oito times estão distribuídos em duas chaves (Grupo B: Operário-PR, Brusque-SC, São José-RS e São Bernardo-SP; Grupo C: Volta Redonda-RJ, Amazonas, Botafogo-PB e Paysandu).

Passadas seis rodadas (turno e returno), os dois primeiros de cada grupo sobem à Série B. Os líderes fazem a final e medem forças em ida e volta na luta pelo título.

Compartilhe